Doenças vasculares: conheça os riscos e como preveni-las

As doenças vasculares pertencem ao grupo das chamadas “doenças silenciosas”, já que no início não costumam dar sinais claros de que estão ocorrendo, o que faz com que as pessoas não percebam e demorem a buscar ajuda.

Com isso, esses problemas podem se agravar e trazer grandes riscos, inclusive à vida.

Por isso, a seguir vamos te explicar o que são doenças vasculares, explicar seus riscos e o que você pode fazer para preveni-las.

Acompanhe!

Doenças vasculares ou doenças cardiovasculares?

Apesar de serem facilmente confundidas, as doenças vasculares são diferentes das doenças cardiovasculares, já que ambas dizem respeito a problemas relacionados à saúde circulatória.

Enquanto a primeira (doenças vasculares) é tratada por médicos(as) angiologistas e cirurgiões(ãs) vasculares, a segunda (doenças cardiovasculares) são tratadas por cardiologistas.

Condições cardiovasculares afetam o coração e os vasos sanguíneos a ele relacionados, levando a problemas como:

✅ Doença arterial coronariana (DAC) – Estreitamento ou bloqueio das artérias coronárias, geralmente devido ao acúmulo de placas de gordura (aterosclerose).

✅ Infarto do Miocárdio (ataque cardíaco) – Quando o fluxo sanguíneo para uma parte do músculo cardíaco é bloqueado por um coágulo, resultando em danos ou morte do tecido cardíaco.

✅ Insuficiência cardíaca – Condição crônica em que coração não consegue bombear sangue de maneira eficiente para atender às necessidades do corpo.

✅ Arritmias cardíacas – Alterações no ritmo normal do coração. Podem incluir taquicardia (batimentos rápidos), bradicardia (batimentos lentos) ou batimentos irregulares, como a fibrilação atrial.

✅ Hipertensão arterial (pressão alta) – Condição em que a pressão do sangue nas artérias é constantemente elevada, o que pode levar a danos no coração e nos vasos sanguíneos ao longo do tempo.

Já os problemas vasculares estão relacionados à circulação do corpo na totalidade, estando ligados ao funcionamento das veias, artérias e do sistema linfático. Os principais problemas vasculares são:

Varizes – Veias dilatadas e tortuosas, especialmente nas pernas, que tornam aparentes e provocam incômodos como dor, peso, cansaço e inchaços.

Trombose  Formação de coágulos dentro dos vasos, que dificultam a adequada circulação sanguínea e podem, em alguns casos, se soltarem e viajar pela corrente sanguínea se alojando nos pulmões ou no cérebro, levando a risco grave, inclusive à vida do paciente.

✅ Embolia pulmonar – Obstrução de artérias dos pulmões, como consequência da trombose citada acima.

✅ Vasculite – Inflamação da parede dos vasos sanguíneos.

Como vimos, doenças vasculares e doenças cardiovasculares se parecem, mas não são iguais. A seguir falaremos especificamente das doenças vasculares, seus riscos e como preveni-las.

Veja também: Quando devo ir ao angiologista?

Quais os riscos das doenças vasculares

As doenças vasculares envolvem condições que afetam o sistema circulatório, incluindo veias, artérias e vasos linfáticos. Conheça abaixo os principais riscos associados aos problemas que afetam essas estruturas.

Varizes

Varizes são veias dilatadas e tortuosas que ocorrem principalmente nas pernas. Elas resultam de falhas nas válvulas das veias, que permitem que o sangue flua de volta para o coração. Isso faz com que o sangue se acumule, causando essa dilatação. Entre os principais riscos, estão:

✅ Dor e desconforto – Podem causar dor, sensação de peso e cansaço nas pernas.

Complicações dermatológicas – Podem levar a alterações na pele, como dermatite e úlceras venosas.

Tromboflebite superficial – Inflamação de uma veia superficial, que pode se complicar com a formação de coágulos sanguíneos.

✅ Trombose – Podem favorecer o surgimento de tromboses.

Trombose

A trombose ocorre quando um coágulo de sangue (trombo) se forma dentro de um vaso, bloqueando o fluxo sanguíneo. Existem dois tipos principais: trombose venosa profunda (TVP) e trombose arterial. Quanto aos riscos, podemos citar:

Embolia pulmonar – Um coágulo de trombose venosa profunda pode se deslocar até os pulmões, causando uma embolia pulmonar, que é uma condição potencialmente fatal.

Isquemia e infarto – A trombose arterial pode levar à isquemia (falta de fluxo sanguíneo), ao infarto do miocárdio ou a acidentes vasculares cerebrais (AVCs).

✅ Complicações locais – Na TVP, pode haver dor, inchaço e vermelhidão na área afetada, além de um risco aumentado de síndrome pós-trombótica, que pode causar dor crônica e inchaço na perna.

Embolia

Embolia é o bloqueio súbito de uma artéria por um êmbolo, que pode ser um coágulo de sangue, uma bolha de ar, gordura ou fragmentos de tecido. Seus principais riscos são:

Embolia pulmonar – Um coágulo de sangue que viaja para os pulmões pode bloquear as artérias pulmonares, resultando em falta de ar, dor no peito e até morte súbita.

Embolia cerebral – Um êmbolo que atinge o cérebro pode causar um acidente vascular cerebral (AVC), levando a danos neurológicos graves e possivelmente permanentes.

✅ Isquemia de membros – Uma embolia que bloqueia uma artéria em um braço ou perna pode causar isquemia aguda, resultando em dor intensa, perda de função e, em casos graves, pode necessitar de amputação se não tratada rapidamente.

Vasculites

Vasculites são inflamações dos vasos sanguíneos, que podem afetar artérias, veias e capilares. Existem vários tipos de vasculite, que podem variar de acordo com os vasos afetados e a gravidade da inflamação. Seus principais riscos são:

Danos aos órgãos – A inflamação pode restringir o fluxo sanguíneo para órgãos vitais, causando danos aos tecidos e órgãos. Por exemplo, vasculite renal pode levar à insuficiência renal.

Aneurismas – A inflamação pode enfraquecer as paredes dos vasos sanguíneos, levando à formação de aneurismas, que podem romper e causar hemorragias fatais.

✅ Complicações sistêmicas – Pode causar febre, fadiga, perda de peso e dores musculares e articulares. A inflamação crônica pode levar a complicações graves, como insuficiência cardíaca ou derrame.

A prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado são essenciais para reduzir os riscos associados às doenças vasculares.

O que fazer para preveni-las?

Não é possível prevenir totalmente o surgimento de doenças vasculares, já que existe um componente genético importante envolvido. No entanto, com a adoção de um estilo de vida saudável e o controle de fatores de risco conhecidos é possível reduzir as chances de ter, retardar o surgimento ou suavizar a intensidade dos sintomas.

Confira algumas medidas importantes que podem ser tomadas:

Manter um peso saudável

O excesso de peso coloca pressão extra sobre as veias, especialmente nas pernas, aumentando o risco de varizes e trombose venosa. Adotar uma dieta equilibrada e praticar atividade física regularmente para manter um peso adequado.

Praticar exercícios físicos regularmente

Os exercícios regulares – tanto aeróbicos quanto os de força – ajudam a melhorar a circulação sanguínea e fortalecem o sistema cardiovascular. Caminhadas, corridas leves, natação e ciclismo são ótimos exercícios, assim como musculação e pilates.

Adotar uma dieta saudável

Uma dieta balanceada pode reduzir o risco de aterosclerose, hipertensão e outras condições que levam a doenças vasculares. Procure consumir frutas, vegetais, grãos integrais, proteínas magras e gorduras saudáveis. E evite alimentos ricos em açúcares, gorduras trans e saturadas e sódio.

Hidratação adequada

Manter-se hidratado ajuda na fluidez do sangue e reduz o risco de formação de coágulos. O ideal, segundo nutricionistas, é consumir no mínimo 35 ml de água por quilo de peso corporal. Ou seja, se você pesar 70 kg, multiplique esse valor por 35, o que daria cerca de 2,4 litros de água por dia.

Não fumar e evitar o excesso de álcool

O tabagismo danifica os vasos sanguíneos e aumenta o risco de doenças vasculares. Já o consumo excessivo de álcool pode levar à hipertensão e outras complicações cardiovasculares. Por isso, evite o uso de cigarros e, se for beber, tenha moderação, de preferência intercalando o consumo de água entre um gole e outro.

Controle de pressão arterial e do colesterol

A hipertensão e níveis elevados de colesterol são fatores de risco para muitas doenças vasculares. Procure monitorar regularmente a pressão arterial e os níveis de colesterol.

Para saber como prevenir ou controlar a pressão arterial, confira este artigo. Já para aprender como evitar ou tratar o colesterol alto, veja este artigo.

Uso de meias de compressão

Meias de compressão podem ajudar a melhorar o fluxo sanguíneo nas pernas e prevenir varizes e trombose venosa profunda. Caso tenha indicação médica, vale a pena investir nesse tipo de recurso, especialmente se, em sua rotina, você permanece longos períodos de pé ou sentado.

Movimentação regular

Permanecer sentado ou de pé por longos períodos pode aumentar o risco de formação de coágulos. Para minimizar esse risco, procure levantar-se e mover-se a cada 30 minutos, especialmente durante viagens longas ou trabalho de escritório.

Acompanhamento médico regular

Entre os cuidados mais importantes está a realização de consultas e exames médicos regulares – com angiologistas – o que permite a detecção precoce de problemas vasculares e de outros fatores de risco. Além disso, esse(a) especialista pode avaliar sua tendência de desenvolver certos problemas, a fim de evitar que eles ocorram ou retardar seu surgimento.

Com os cuidados certos, é possível reduzir significativamente o risco de desenvolver varizes, trombose, embolias e vasculites, promovendo a saúde vascular e geral.

————————————

Para cuidar da sua saúde vascular, conte com a Clínica CLAF. Dispomos de profissionais experientes e atenciosos, que darão o tratamento que você precisa e espera.