Histerectomia

É a retirada do útero, podendo ser parcial (subtotal), total ou radical.
Na histerectomia total todo o útero é retirado.
Na histerectomia parcial o colo do útero é poupado.
Na histerectomia radical todo o útero é retirado, bem como os ovários e os tecidos que ficam ao redor desses órgãos. Ela é indicada em alguns tipos de câncer.

Como a cirurgia de histerectomia é realizada ?

Existem quatro maneiras pelas quais se realizam a histerectomia atualmente.
A histerectomia abdominal, ou aberta é aquela em que se faz uma incisão cirúrgica no abdome da paciente semelhante à uma cesareana. Geralmente é indicada para úteros bem aumentados de volume, miomatosos. Sua desvantagem é que o tempo de recuperação é maior .

A histerectomia vaginal é realizada pela vagina da paciente, especialmente indicada em úteros pequenos , quando a paciente já teve partos vaginais , não possui aderências e tem prolapsos genitais, ou seja , o útero e bexiga se projetam para a vagina. O tempo de recuperação é rápido e não há cortes no abdome .
Na histeroscopia por via laparoscópica são realizados geralmente 4 pequenos furinhos no abdome , por onde são introduzidos os instrumentos cirúrgicos e a câmera óptica, que permite a visualização de todo o abdome.

A histerectomia laparoscópica é geralmente indicada quando a paciente apresenta endometriose associada à adenomiose, e assim os focos de endometriose e aderências são ressecados .
A histerectomia robótica é uma cirurgia semelhante à laparoscópica, onde são introduzidas pinças cirúrgicas através de pequenos orifícios no abdome da paciente. Porém, a câmera tem maior resolução, a equipe trabalha sentada , e o cirurgião manuseia o equipamento semelhante à um joystick , que permite movimentos amplos e muito precisos.

Quais as principais indicações para a histerectomia?

1 ) Hemorragias uterinas ( miomas , adenomiose ).
2 ) Hiperplasia endometrial (espessamento da camada interna do útero).
3 ) Prolapsos uterinos ( projeção do útero para fora da vagina ).
4 ) Câncer do endométrio.
5 ) Câncer de colo uterino.
6 ) Câncer de ovário.
7 ) Doenças pré malignas do colo uterino .
8) Doenças inflamatórias graves da pelve .
9 ) Rotura uterina no trabalho de parto .
10) Placenta percreta (que penetra o útero).

É necessária a retirada dos ovários na histerectomia?

Se a mulher não está na menopausa, e a indicação da histerectomia é uma doença benigna , o ideal é que os ovários sejam preservados. A retirada dos ovários leva a mulher à menopausa, o que pode causar osteoporose e problemas cardiovasculares.
Caso a mulher esteja na pós menopausa, os ovários devem ser retirados.

Qual o tipo de anestesia que é utilizada na histerectomia?

Geralmente na histerectomia abdominal ou por via vaginal , se utiliza a anestesia tipo raqui, aquela aplicada na região lombar.
Já na histerectomia laparoscópica é robó.
E robótica é sempre utilizada a anestesia geral.

Qual o tempo de recuperação após a histerectomia?

Normalmente, a alta hospitalar ocorre 24 horas após a cirurgia.
No caso da cirurgia laparoscópica, vaginal ou robótica, se orienta o retorno às atividades habituais em 2 semanas.
Já na histerectomia abdominal, o retorno é geralmente de 4 a 6 semanas.
A atividade sexual somente é liberada após 45 dias.
É importante que a paciente comece a andar precocemente , no primeiro dia após a cirurgia, para eliminar gases , e evitar trombose.

Miomectomia

Os miomas são nódulos benignos, que se originam na musculatura lisa do útero.
De acordo com sua localização podem ser classificados em subserosos (superficiais) , intramurais (localizados na parede uterina ) e submucosos (profundos, localizados na cavidade uterina).
Os miomas intramurais e submucosos são os que causam mais sintomas.

A Miomectomia é a cirurgia para retirada dos miomas, com preservação do útero.
Ela é indicada quando os miomas causam sintomas como : dor pélvica, hemorragia, cólicas menstruais, infertilidade ou comprimem a bexiga e o intestino . Também é indicada quando os miomas crescem muito rapidamente.

Como a miomectomia é realizada?

A miomectomia pode ser realizada das seguintes formas:

Qual o tempo de recuperação após a miomectomia?

Geralmente a alta hospitalar é realizada no dia seguinte após a cirurgia.
O tempo de recuperação varia de acordo com a técnica utilizada. Na miomectomia abdominal , varia de 1 mes a 45 dias ; e nas técnicas laparoscópica, histeroscópica e robótica , em torno de 1 a 2 semanas.

Qual a melhor técnica para realizar a miomectomia?

Caso o mioma seja submucoso , deverá ser retirado preferencialmente por histeroscopia .
No caso dos miomas subserosos e intramurais, a laparoscopia ou a cirurgia robótica são as mais indicadas . A cirurgia aberta ( miomectomia abdominal) é indicada no caso de úteros muito aumentados e com vários miomas.

Ooforectomia e Ooforoplastia.

A Ooforectomia é a retirada de um ou ambos os ovários. Geralmente é indicada no tratamento de câncer de ovário , tumores com grau de malignidade incerto e endometriose ovariana. Pode também ser indicada no caso de tumores mamários BRCA1 e BRCA2 para prevenção do câncer de ovário.
Se ambos os ovários forem retirados , a mulher entra na menopausa. Nesse caso, deve se avaliar a reposição hormonal para diminuição do risco cardiovascular, da osteoporose e dos fogachos.
A ooforoplastia por sua vez é a retirada da lesão com a preservação da maior parte do tecido ovariano. Geralmente recomendada no caso de cistos e tumores benignos.
Dependendo da indicação da cirurgia podem ser retiradas as trompas e o útero juntamente com os ovários.

Como a cirurgia é realizada?

Tanto a ooforectomia quanto a ooforoplastia podem ser realizadas pelas seguintes vias :

Como é a recuperação após a cirurgia?

Normalmente a paciente recebe alta hospitalar no dia seguinte após a cirurgia.
O tempo de recuperação geralmente é de 10 a 15 dias para a cirurgia laparoscópica e de 30 a 40 dias para a cirurgia aberta .

Cirurgia para endometriose profunda

A Endometriose é o crescimento do tecido que reveste o útero internamente em locais como os ovários, bexiga , intestino e ligamentos úterossacros.
Ela é chamada endometriose profunda quando invade a estrutura mais que 0.5cm de profundidade.
A endometriose causa principalmente cólicas menstruais intensas, dor em baixo ventre, dor ao evacuar ou urinar e infertilidade.
O tratamento pode ser clínico ( hormonal ) ou cirúrgico.
O tratamento cirúrgico está indicado nos casos de : dor intensa e perda da qualidade de vida , obstrução intestinal , acometimento da bexiga e ureter, infertilidade, acometimento do apêndice e progressão da doença.

Como é feita a cirurgia da endometriose?

A cirurgia é realizada principalmente por via laparoscópica. São feitas pequenas incisões na pelve e na região do umbigo , onde sao inseridos uma câmera óptica e os instrumentos cirúrgicos.
Na cirurgia são removidos os focos de endometriose e as aderências. Dependendo do órgão afetado como a bexiga ou intestino, a cirurgia pode ser mais ou menos complexa, envolvendo ressecção de parte do intestino ou reimplante ureteral.
Caso haja cistos endometrioticos nos ovários, estes também serão removidos de acordo com a indicação médica
O tratamento pode ser clínico, realizado com hormônios como: anticoncepcionais, dienogeste, DIU hormonal , análogos do Gnrh e implantes hormonais , ou cirúrgico.
O tratamento cirúrgico está indicado quando não houve resposta ao tratamento clínico e a paciente apresenta dor intensa e perda da qualidade de vida , acometimento do ureter , lesão no apêndice, infertilidade, obstrução intestinal e progressão da doença.
E em cistos endometrióticos maiores que 6,0 cm .
O ideal é que todos os focos de endometriose e aderências sejam ressecados completamente na cirurgia, pois caso a cirurgia seja incompleta a paciente continuará a sentir dores .
Outra opção além da cirurgia laparoscópica é a cirurgia robótica, porém tem limitações devido a seu alto custo .
Nesse caso , as incisões são semelhantes às da cirurgia laparoscópica, porém o cirurgião coordenador os movimentos dos braços do robô através de um aparelho. Isso permite movimentos mais amplos e precisos , e uma visualização em 360 graus da cavidade abdominal.

Qual o tempo de recuperação após a cirurgia de endometriose?

Geralmente a alta hospitalar é dada 24h após a cirurgia.
O tempo de recuperação é de 7 a 15 dias.

A Endometriose pode voltar após a cirurgia?

Alguns estudos demonstraram que em 30% dos casos pode haver recorrência dos sintomas dentro de cinco anos após a cirurgia. Entretanto, quanto mais tecido for removido , menor a chance de recorrência. O uso de contraceptivos, DIU hormonal ou terapia hormonal também diminui as chances de recorrência.

Também atendemos aos principais planos de saúde: Sulamérica, GDF-SAÚDE (INAS), Assefaz, Cassi, Hospital Naval, Saúde Caixa, Câmera, TRF-1ª, Fusex, Plan Assiste (MPU), SIS, BRB, TRT e TST-Saúde. E dispomos de excelentes condições para consultas no particular.

contato

Explore nosso blog e descubra artigos informativos sobre saúde e bem-estar.

Check-up com endocrinologista: exames e principais dúvidas

Fazer check-ups regulares é algo essencial para a manutenção da saúde e para a detecção…

Endocrinologia esportiva: o que faz e quando buscar?

Conhecida por sua importante atuação na investigação e tratamentos de problemas como diabetes, colesterol e…

Inchaço no pescoço: causas e quando buscar ajuda médica!

Inchaço no pescoço é algo que costuma gerar preocupação e dúvidas em quem manifesta esse…

Distúrbios hormonais na mulher: sintomas e tratamentos

Os distúrbios hormonais podem afetar as mulheres em diferentes fases da vida, por diversas razões…