Ginecologia e Obstetrícia

A ginecologia estuda a saúde do corpo feminino, sendo responsável por detectar doenças e indicar
o seu devido tratamento. Além disso, compete ao ginecologista ajudar a paciente a contornar
sintomas comuns, como cólicas frequentes, orientá-la quanto à vida sexual e quanto a métodos
contraceptivos disponíveis.

Dentre as especializações do ginecologista, a obstetrícia é uma delas. O médico obstetra, portanto,
é dedicado a acompanhar gestantes em todo o seu pré-natal e no pós-parto, priorizando a saúde
da mãe e da criança.

Quando agendar consulta com ginecologista?

É recomendado que toda mulher, a partir da primeira menstruação, consulte-se com um
ginecologista anualmente. Essa medida visa cuidar da saúde da mulher preventivamente,
contornando sintomas e possíveis doenças precocemente.

Além da visita preventiva, outros fatores indicam a importância da consulta. São eles: suspeita de
DSTs (doenças sexualmente transmissíveis) ou de outras doenças; dúvidas sobre métodos
contraceptivos; dor durante a relação sexual; sangramento fora do período menstrual ou ausência
da menstruação; corrimento atípico; excesso de cólica; dor pélvica; feridas, ardência, coceira
ou mau cheiro no órgão genital; alteração nas mamas; dor ao urinar; ganho ou perda de peso
acelerada; fadiga.

As diferentes fases de vida da mulher também são um convite ao ginecologista. Destaca-se,
portanto, o momento da primeira menstruação (menarca); o início da vida sexual; a gravidez e a
menopausa.

Independentemente do seu estágio de vida, desenvolva o hábito de cuidar da sua saúde uma vez
ao ano. Consulte-se com seu ginecologista periodicamente.

Qual a importância do

acompanhamento?

De modo geral, a consulta com o ginecologista inicia com a anamnese médica da paciente,
seguida de exames frequentes, como: toque vaginal, papanicolau,
colposcopia, vulvoscopia e o exame clínico das mamas.

Por que realizar sua consulta na

Clínica da Família?

A CLAF – Clínica da Família é voltada para o atendimento familiar, tendo como resultado um acompanhamento pessoal e humanizado para todos os seus pacientes. Conta com um corpo clínico especializado e multidisciplinar, e com um atendimento de excelência durante toda a experiência com a Clínica.

Dentre as especialidades do nosso corpo clínico, dispomos de atendimento nas seguintes áreas: Ginecologia, Obstetrícia, Mastologia, Endocrinologia, Angiologia, Cirurgias Vasculares e Cirurgias Ginecológicas.

Também atendemos aos principais planos de saúde (consulte-os aqui) e dispomos de excelentes condições para consultas no particular.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?