CLAF

Segunda a Sexta de 7h às 19h
Sábado de 7h às 12h

CLAF

(61) 3345-7679

Cirurgia vascular: quando e para quem é indicada?

A cirurgia vascular é indicada para a intervenção de doenças ligadas às veias, artérias e vasos linfáticos. O médico responsável por identificar e diagnosticar estas doenças e alterações é o angiologista. Portanto, a partir de sua avaliação, o especialista apontará a necessidade — ou não — de realizar uma cirurgia.

Ao longo deste artigo explicaremos mais sobre a cirurgia e para quem é indicada. Confira!

Para que é indicada a cirurgia vascular?

De maneira geral, é necessário avaliar a condição do problema vascular de cada paciente. Quando as veias dilatadas (quadro comum de varizes) começam a aparecer, mas não causam dor, coceira, ou queimação, normalmente não é necessário realizar a cirurgia.

Em outros casos, no entanto, os problemas vasculares podem evoluir para uma embolia, ou seja, para uma obstrução dos vasos, sendo necessária uma intervenção cirúrgica. O procedimento também é indicado para fins estéticos, quando as varizes são calibrosas ou muito numerosas.

Quando não há sintomas, como dores e queimação, e quando as varizes se localizam nos membros inferiores, pode ser recomendado pelo médico o uso de meias compressivas, além de mudanças de hábito , como deixar de fumar, fazer exercícios físicos, não ficar muito tempo em pé ou sentado. Os tratamentos não invasivos são, portanto, as principais alternativas dos médicos para casos em que ainda existe a possibilidade de reverter o quadro.

Sendo assim, ao observar sintomas como dores e cansaço excessivo nas pernas, sensação de queimação nos membros e vasos com coloração esverdeada ou azulada dilatados, é importante recorrer ao médico especialista o quanto antes.

Veja como é feito a consulta com angiologista na CLAF! 

Quais são os tipos de cirurgia vascular?

Existem alguns tipos de cirurgia para tratar problemas vasculares. Dentre as principais, constam:

1. Remoção da veia safena

A cirurgia mais tradicional para a reversão de quadros graves de problemas vasculares. Este tipo de tratamento é mais invasivo, como também mais eficiente. Após a remoção da veia safena, por meio de um corte na perna, as outras veias passam a desempenhar o seu papel, apresentando um melhor funcionamento circulatório.

2. Cirurgia à laser

É utilizada para alterações mais simples, como o surgimento de varizes pequenas, normalmente recomendada para casos estéticos. Por meio do calor gerado pela luz do laser, é possível eliminar os vasos. Normalmente este tipo de tratamento é mais lento, sendo feito em sessões.

3. Radiofrequência:

Por meio de um cateter inserido no vaso, as varizes são desfeita através do calor. Este tipo de cirurgia é recomendado para diversos quadros de problema vascular, além de ser pouco invasiva.

Além das varizes, existem outros problemas vasculares para os quais as cirurgias são indicadas, como :

5. Aneurismas arteriais

Os aneurismas são dilatações das artérias , sendo os mais comuns na aorta, artéria que leva o sangue do coração para o corpo. O aneurisma de aorta abdominal tem relação com hipertensão e tabagismo, e pode causar o rompimento desta artéria. Quando existe o risco de ruptura , é indica a cirurgia aberta ou a endoprótese (colocação de um enxerto, que é um tubo de tecido sintético, com uma estrutura metálica de suporte, no interior da aorta).

6. Trombose

A trombose é a formação de um coágulo em uma veia , que pode ocorrer nas pernas, pulmões, cérebro ou coração . O tratamento pode ser feito com medicamentos para dissolver o coágulo, ou quando isso não é possível, indica- se a cirurgia para retirada do coágulo ou a colocação de um filtro na veia cava inferior, que impede que este coágulo chegue ao pulmão.

7. Traumas vasculares

São rupturas da parede de artérias ou veias, que ocorrem devido à acidentes de trabalho, armas brancas ou de fogo, e atropelamentos, interrompendo o fluxo de sangue para o local afetado. A cirurgia para correção da lesão deve ser realizada o mais rápido possível.

Pós-cirurgia vascular

Após a cirurgia para varizes, é importante que o paciente evite fazer esforços com as pernas nos primeiros 7 dias. No entanto, é possível voltar à rotina após 15 dias, agindo com cautela.

Além disso, é necessário que os pacientes incluam – e preservem – bons hábitos no seu dia a dia, para evitar o surgimento de novos problemas vasculares. A prática de exercícios físicos, a alimentação saudável, e seguir à risca as recomendações médicas são essenciais para que se tenha uma boa recuperação.

Fatores de risco da cirurgia vascular

Há três fatores principais, considerados de alto risco, que favorecem o desenvolvimento de doenças vasculares, e que podem gerar complicações durante o período do pós-operatório.

São eles: diabetes, tabagismo e hipertensão. Caso o paciente se inclua em um destes grupos, deve seguir rigorosamente as orientações médicas além de tratar concomitantemente estas condições.

Está com problemas vasculares ou não está com seus exames em dia? Agende agora mesmo uma consulta com um especialista em angiologia.

Angiologia-DF

Leia também:

Gravidez de alto risco: cuidados importantes

Cisto de mama pode virar câncer? Sintomas e Diagnóstico

Implanon: o implante anticoncepcional

Powered By: Clínica da família