Hipertensão arterial: como prevenir e diagnosticar corretamente!

No mês de abril, mais especificamente no dia 26, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, uma data importante, já que somente no Brasil, 30% dos adultos sofrem desse mal.

Por ser uma das chamadas “doenças silenciosas”, ou seja, que não dão sinal no início, a pressão alta acaba sendo ainda mais perigosa, já que muitas vezes é detectada quando já causou enormes danos, como AVCs e até cegueira.

Nos tópicos abaixo, você vai entender o que é a hipertensão, como é feito o diagnóstico corretamente, além de informações preciosas sobre prevenção e cuidados.

Confira!

O que é a hipertensão arterial?

A hipertensão arterial é uma doença crônica (sem cura), causada pelo endurecimento da parede das artérias, o que limita sua capacidade de se expandir, aumentando a pressão em seu interior.

A pressão alta tem origem principalmente genética, mas os hábitos de vida também exercem um importante papel para o seu surgimento. Mesmo pessoas com uma tendência genética a ter o problema, podem adiar, minimizar ou mesmo evitar o quadro se mantiverem  os cuidados necessários.

Por não apresentar sinais claros de que esteja ocorrendo, a hipertensão acaba sendo extremamente perigosa, já que sua ação pode trazer danos ao cérebro (como derrame cerebral), insuficiência renal, cegueira, problemas cardíacos e prejuízo para a circulação.

Como a hipertensão é diagnosticada?

Para ser diagnosticado como hipertenso, o paciente precisa apresentar níveis pressóricos repetidamente acima de 140x 90mm mmHg em diferentes dias.

No entanto, para se fechar o diagnóstico, os profissionais costumam solicitar confirmação com exame de MAPA (monitoramento ambulatorial da pressão arterial), que é uma avaliação em que se instala um dispositivo no paciente para monitorar sua pressão durante 24 horas.

Durante todo o dia o aparelho monitora o comportamento pressórico do paciente, inclusive durante o sono, trazendo uma média desses valores, permitindo ao médico fechar o diagnóstico com mais certeza.

Uma recomendação geral de cuidado é que pacientes não hipertensos, que apresentem valores acima de 12/8 mmHg, procurem um cardiologista para investigar. Já os pacientes sabidamente hipertensos, que apresentem 18  ou mais mmHg de pressão sistólica ou 12 ou mais mmHg de pressão diastólica, busquem  um pronto-socorro imediatamente.

13 sinais de que você precisa procurar um cardiologista!

Dicas para se proteger da pressão alta

Confira abaixo importantes ações e hábitos que te ajudarão a evitar a hipertensão ou mantê-la sob controle:

1. Controle o consumo de sódio

Muita gente pensa que o grande risco para a hipertensão é o sal, quando na verdade é uma substância presente no sal – o sódio – que aumenta o risco. Essa diferenciação é importante para sabermos que diversos tipos de alimentos podem ser nocivos,como: salgadinhos,  presunto, salame, macarrão instantâneo, temperos e molhos prontos, queijos, pães e congelados .

Mesmo alimentos doces podem ser ricos em sódio, como refrigerantes.

O excesso de sódio puxa mais água para o interior das artérias,  sobrecarregando o coração e agravando o problema.

A quantidade máxima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 2 gramas de sódio por dia (ou 5 gramas de sal).

Hirsutismo: o que é, sintomas e como tratar?

2. Fique atento ao peso

O excesso de gordura corporal, especialmente na região abdominal, tem forte ligação com os casos de pressão alta, além de estar relacionada a outras doenças, como diabetes e infarto.

Por isso, procure se manter dentro do peso ideal, optando por uma alimentação mais saudável e pela prática de exercícios físicos diários.