Para aliviar a cólica menstrual que causam desconforto, mal-estar e dores intensas você pode fazer bolsas de água quente, massagens, chás, por exemplo. Veja no decorrer do conteúdo 10 dicas de como aliviar a cólica menstrual práticas caseiras.
Além das alterações de humor causadas pela variação súbita dos níveis hormonais, muitas vezes a TPM (Tensão Pré-Menstrual) vem acompanhada de intensas dores pélvicas, geralmente na altura do ventre. Essas dores são causadas por um hormônio, a prostaglandina, responsável pela contração do útero durante o período menstrual.
O aumento de produção da prostaglandina e, consequentemente, das contrações uterinas é esperado durante o ciclo menstrual. Porém, é importante avaliar se as dores da cólica menstrual estão dentro do que é considerado normal ou se elas excedem o esperado.
Nesse sentido, se a sua dismenorreia (dores menstruais) são muito intensas e duram mais do que o período menstrual, provavelmente está associada à outra patologia que afeta seu sistema reprodutivo, como por exemplo a endometriose. É recomendado procurar o médico ginecologista para avaliar seu quadro o quanto antes.
Agora que você já sabe por que os dores e cólicas ocorrem no período menstrual, vamos te mostrar algumas dicas, além dos remédios convencionais, que vão aliviar o incômodo e os sintomas desconfortáveis.
Vamos lá?
A bolsa de água quente, velha conhecida no tratamentos para relaxamento, pode ser uma grande aliada para combater as dores do período menstrual.
Justamente pela propriedade do calor de relaxar os músculos, ao colocar uma bolsa de água quente no ventre, os músculos ficarão mais relaxados, aliviando as contrações.
Ginecologista em Brasília (DF)
Assim como a bolsa de água quente, fazer massagens também pode relaxar a musculatura, além de melhorar a circulação sanguínea, aliviando as contrações que causam as dores de cólica.
Nesse caso, as massagens podem ser realizadas não só na região do ventre e abdômen, como também nos pés e na lombar. É importante encontrar uma posição confortável, de preferência deitada, que facilite o seu relaxamento. Isso contribui para que as massagens alcancem o resultado esperado.
Exercícios físicos e alongamento são excelentes alternativas para contornar as dores da cólica menstrual porque liberam endorfinas capazes de diminuir as dores musculares.
Exercícios mais leves, como caminhada, yoga, pilates, bicicleta são mais recomendados por não exigirem grande esforço muscular, contribuindo para o relaxamento.
Conheça os sintomas e tratamentos do câncer no ovário!
Alimentos gordurosos e frituras são o seu pior inimigo durante o ciclo menstrual. Esse tipo de alimento aumenta a produção dos hormônios que promovem a contração do útero, como a prostaglandina.
Na contramão dos alimentos gordurosos, uma boa dica para aliviar a cólica menstrual é se abusar de alimentos anti-inflamatórios e que podem promover um relaxamento muscular. Na lista, aveia, soja, salmão, castanha-do-pará, tofu, abobrinha, banana…
Chás com efeitos relaxantes também podem ser utilizados. Chás de camomila, maracujá, erva cidreira, capim limão e alecrim são bons exemplos de chás com propriedades tranquilizantes.
Ao mesmo tempo, evite, bebidas estimulantes como café, energéticos e bebidas açucaradas.
A acupuntura é comprovadamente uma boa terapia alternativa para aliviar as cólicas menstruais. As agulhas aplicadas em pontos estratégicos na região do abdômen e ventre podem promover a produção de endorfinas que reduzem o incômodo e as dores.
A maioria dos sintomas de dores nas cólicas menstruais são causados pela contração dos músculos, portanto, relaxá-los é fundamental para combater o incômodo.
Quanto mais você trabalha, mais difícil é combater os sintomas. Por isso, descanse. Quanto mais você puder descansar, mais rápido os sintomas irão embora.
Assim como o descanso é importante, estar com a mente tranquila é fundamental. Estresse a ansiedade só irão fazer com que seus músculos tensionem ainda mais. Portanto, além de descansar fisicamente, tente descansar sua mente também – faça meditações, atividades recreativas, o que for necessário.
Apesar das dores de cólica serem aparentemente algo simples, muitas pessoas caem no erro de se automedicar com analgésicos, que, a propósito, não são o tipo de remédio mais recomendado para combater as dores de cólica menstrual (anti-inflamatórios e antiespasmódicos são mais eficazes).
Conheça os tipos de anticoncepcionais!
Para aliviar a cólica em minutos, a melhor opção é fazer uma auto-massagem na região pélvica porque isso traz alívio e sensação de bem-estar em poucos minutos.
A massagem pode ser realizada pela própria pessoa e dura cerca de 3 minutos. Existem outros tratamentos que podem ser feitos para acabar com a dor da cólica, mas a massagem é uma das formas naturais que traz maior alívio.
Conheça para que serve o exame vulvoscopia
A massagem deve ser iniciada com movimentos circulares, em volta do umbigo sempre no sentido horário, para ativar a circulação da área.
Uma outra forma natural de aliviar a cólica menstrual é recorrer à reflexologia, que é um tipo de massagem em determinados pontos dos pés.
Para dormir, a melhor posição consiste em ficar deitada de lado, com uma almofada ou travesseiro entre as pernas, e os joelhos dobrados.
Consulte seu médico ginecologista para obter uma prescrição confiável.
Caso tenha mais dúvidas ou dores intensas de cólica que continuam mesmo após o período menstrual, CLIQUE AQUI para agendar uma consulta.
Conheça os principais procedimentos de Cirurgia Ginecológica!
Powered By: Clínica da família