Dicas para aliviar as cólicas menstruais

Para aliviar a cólica menstrual que causam desconforto, mal-estar e dores intensas você pode fazer bolsas de água quente, massagens, chás, por exemplo. Veja no decorrer do conteúdo 10 dicas de como aliviar a cólica menstrual práticas caseiras.

Além das alterações de humor causadas pela variação súbita dos níveis hormonais, muitas vezes a TPM (Tensão Pré-Menstrual) vem acompanhada de intensas dores pélvicas, geralmente na altura do ventre. Essas dores são causadas por um hormônio, a prostaglandina, responsável pela contração do útero durante o período menstrual.

O aumento de produção da prostaglandina e, consequentemente, das contrações uterinas é esperado durante o ciclo menstrual. Porém, é importante avaliar se as dores da cólica menstrual estão dentro do que é considerado normal ou se elas excedem o esperado.  

Nesse sentido, se a sua dismenorreia (dores menstruais) são muito intensas e duram mais do que o período menstrual, provavelmente está associada à outra patologia que afeta seu sistema reprodutivo, como por exemplo a endometriose. É recomendado procurar o médico ginecologista para avaliar seu quadro o quanto antes. 

Agora que você já sabe por que os dores e cólicas ocorrem no período menstrual, vamos te mostrar algumas dicas, além dos remédios convencionais, que vão aliviar o incômodo e os sintomas desconfortáveis.

Vamos lá?

infografico - como aliviar cólica menstrual

1 – Bolsa de água quente

A bolsa de água quente, velha conhecida no tratamentos para relaxamento, pode ser uma grande aliada para combater as dores do período menstrual.

Justamente pela propriedade do calor de relaxar os músculos, ao colocar uma bolsa de água quente no ventre, os músculos ficarão mais relaxados, aliviando as contrações.  

2 – Massagem

Assim como a bolsa de água quente, fazer massagens também pode relaxar a musculatura, além de melhorar a circulação sanguínea, aliviando as contrações que causam as dores de cólica. 

Nesse caso, as massagens podem ser realizadas não só na região do ventre e abdômen, como também nos pés e na lombar. É importante encontrar uma posição confortável, de preferência deitada, que facilite o seu relaxamento. Isso contribui para que as massagens alcancem o resultado esperado. 

3 – Exercícios e alongamento.

Exercícios físicos e alongamento são excelentes alternativas para contornar as dores da cólica menstrual porque liberam endorfinas capazes de diminuir as dores musculares.

Exercícios mais leves, como caminhada, yoga, pilates, bicicleta são mais recomendados por não exigirem grande esforço muscular, contribuindo para o relaxamento. 

4 – Fuja dos alimentos gordurosos

Alimentos gordurosos e frituras são o seu pior inimigo durante o ciclo menstrual. Esse tipo de alimento aumenta a produção dos hormônios que promovem a contração do útero, como a prostaglandina. 

5 – Nutrição correta

Na contramão dos alimentos gordurosos, uma boa dica para aliviar a cólica menstrual é se abusar de alimentos anti-inflamatórios e que podem promover um relaxamento muscular. Na lista, aveia, soja, salmão, castanha-do-pará, tofu, abobrinha, banana…

6 – Chás

Chás com efeitos relaxantes também podem ser utilizados. Chás de camomila, maracujá, erva cidreira, capim limão e alecrim são bons exemplos de chás com propriedades tranquilizantes.

Ao mesmo tempo, evite, bebidas estimulantes como café, energéticos e bebidas açucaradas. 

7 – Acupuntura

A acupuntura é comprovadamente uma boa terapia alternativa para aliviar as cólicas menstruais. As agulhas aplicadas em pontos estratégicos na região do abdômen e ventre podem promover a produção de endorfinas que reduzem o incômodo e as dores. 

8 – Descanse

A maioria dos sintomas de dores nas cólicas menstruais são causados pela contração dos músculos, portanto, relaxá-los é fundamental para combater o incômodo.

Quanto mais você trabalha, mais difícil é combater os sintomas. Por isso, descanse. Quanto mais você puder descansar, mais rápido os sintomas irão embora. 

9 – Fuja de estresse

Assim como o descanso é importante, estar com a mente tranquila é fundamental. Estresse a ansiedade só irão fazer com que seus músculos tensionem ainda mais. Portanto, além de descansar fisicamente, tente descansar sua mente também – faça meditações, atividades recreativas, o que for necessário. 

10 – Remédios só com prescrição médica!

Apesar das dores de cólica serem aparentemente algo simples, muitas pessoas caem no erro de se automedicar com analgésicos, que, a propósito, não são o tipo de remédio mais recomendado para combater as dores de cólica menstrual (anti-inflamatórios e antiespasmódicos são mais eficazes). 

Como aliviar a cólica rápido caseiro?

Como aliviar a cólica em minutos?

Para aliviar a cólica em minutos, a melhor opção é fazer uma auto-massagem na região pélvica porque isso traz alívio e sensação de bem-estar em poucos minutos. 

A massagem pode ser realizada pela própria pessoa e dura cerca de 3 minutos. Existem outros tratamentos que podem ser feitos para acabar com a dor da cólica, mas a massagem é uma das formas naturais que traz maior alívio.

1. Fazer movimentos circulares

A massagem deve ser iniciada com movimentos circulares, em volta do umbigo sempre no sentido horário, para ativar a circulação da área.

2. Fazer movimentos de cima para baixo

Uma outra forma natural de aliviar a cólica menstrual é recorrer à reflexologia, que é um tipo de massagem em determinados pontos dos pés.

3. Melhores posições para aliviar a cólica

Para dormir, a melhor posição consiste em ficar deitada de lado, com uma almofada ou travesseiro entre as pernas, e os joelhos dobrados.

Consulte seu médico ginecologista para obter uma prescrição confiável.  

Caso tenha mais dúvidas ou dores intensas de cólica que continuam mesmo após o período menstrual, CLIQUE AQUI para agendar uma consulta.

agendar consulta clinica claf
Agende a sua consulta com especialistas em Ginecologia na Clínica Claf!
0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?