Exame vulvoscopia: para que serve e preparo

O exame de vulvoscopia consiste em avaliar a região da vulva, o que inclui partes como os grandes lábios e o monte de vênus. Por meio do exame, é possível analisar lesões no órgão genital feminino, causadas por doenças sexualmente transmissíveis (DST’s), como o HPV e a herpes genital.

Ao longo deste artigo, saiba mais sobre esse exame que é tão importante para o diagnóstico de doenças sexualmente transmissíveis nas mulheres.

Para que serve o exame de vulvoscopia?

Normalmente indicada após a realização do papanicolau, a vulvoscopia tem o objetivo de complementar o diagnóstico durante a consulta com o ginecologista.

No surgimento de sintomas de doenças sexualmente transmissíveis, o exame serve para avaliar alterações na região da vulva. Ao examinar os grandes e pequenos lábios, o monte de vênus e o clítoris, o médico pode visualizar e ter resultados mais consistentes sobre o diagnóstico.

Podem ser notadas pelo médico alterações, como: manchas, pequenas lesões, verrugas, bolhas, e outros tipos de anormalidades que normalmente não podem ser vistas a olho nu.

Para que serve o exame de vulvoscopia

Quando a vulvoscopia é recomendada?

Durante a consulta com um ginecologista, o exame pode ser recomendado quando os seguintes sintomas são apresentados para o médico:

• Coceira na vulva;
  • Corrimento atípico;
  • Dor ao urinar ou durante a relação;
  • Sangramento atípico;
  • Verrugas.

O momento mais indicado para a realização do exame é quando a paciente repara o surgimento de alguma dessas alterações, visto que a análise feita pelo médico pode ser mais complicada e exigir mais uma série de exames quando as lesões somem.

infográfico sobre saúde íntima feminina
Baixe o infográfico gratuito sobre Saúde Íntima Feminina e confira tudo que presisa saber sobre o assunto em um só lugar!

Como o exame é realizado?

O exame é feito por meio de um colposcópio — um aparelho que amplia a imagem, possibilitando uma visão mais detalhada da vulva. Além disso, o procedimento é simples e pode ser realizado no próprio consultório ginecológico, sem a necessidade de agendamentos em clínicas de exames.

Como se preparar para fazer o exame vulvoscopia?

Assim como na realização da grande maioria dos exames ginecológicos, a vulvoscopia não deve ser feita durante o período menstrual. Além disso, para facilitar a realização do exame, é recomendado que a paciente faça a higiene correta do local — com sabonete neutro e água morna, sem sabonetes íntimos — e evitar depilações invasivas, como a com cera. Apesar de não haver uma regra rígida, não é recomendado ter relações sexuais nas 48 horas que antecedem o exame.

Após o exame, algumas mulheres têm reações que envolvem um tipo de corrimento atípico. No entanto, é normal e não deve ser motivo de preocupação, a menos que haja sangramento após o exame.

Para a realização da vulvoscopia, portanto, não é necessária a aplicação de anestesia.

Qual a diferença entre colposcopia e vulvoscopia?

O objetivo da vulvoscopia é avaliar a região da vulva e toda a parte externa da vagina; diferentemente da colposcopia, que examina melhor a parte interna, como a região do útero. A única semelhança entre os dois exames, portanto, é o aparelho utilizado.

Contraindicações para o exame?

Não há. Por ser um exame rápido, indolor e que não emite radiações, é seguro para todas as mulheres, em qualquer época da vida.

————————————————————————

Apesar de normalmente ser recomendado para a detecção de DST’s, os resultados dos exames nem sempre apontam a presença delas. Os diagnósticos podem variar, e os sintomas podem ser causados por motivos diversos, como infecções, alterações hormonais e reações a medicamentos.

Sendo assim, é recomendado sempre manter em dia as suas consultas com um médico ginecologista, a fim de prevenir e diagnosticar diversas doenças. Não deixe de visitar o médico rotineiramente e de fazer os  seus exames. Agende agora mesmo a sua consulta com um ginecologista aqui na Clínica da Família.