Independentemente da fase da vida, os cuidados com a saúde é algo que deve sempre estar no radar das mulheres.
Por conta de suas características e particularidades, as mulheres precisam de diferentes tipos de acompanhamentos e avaliações, que vão desde a época da primeira menstruação, devendo se manter ao longo de toda a vida.
Boa parte desses cuidados se dá por meio de certos exames, que vão garantir que está tudo bem ou que existe alguma medida que precisa ser tomada.
Neste artigo você vai conhecer os 8 exames que toda mulher precisa fazer.
Acompanhe!
Dos exames listados abaixo, nem todos serão realizados pelas mulheres em todas as fases da vida, mas em momentos específicos todos são, sim, fundamentais para garantir a saúde feminina. Acompanhe!
A ecografia (ou ultrassonografia) mamária é um dos exames mais realizados pelo público feminino, devido aos grandes diferenciais, em relação a outros exames, como:
Como principais indicações, a ecografia mamária é usada para investigar nódulos e cistos mamários em mulheres de todas as idades, especialmente as mais jovens, que ainda não têm indicação de fazer mamografia.
Além disso, o exame pode ser usado para avaliar a condição de próteses mamárias ou a recuperação de procedimentos cirúrgicos nos seios, entre outras indicações.
A mamografia é um exame de imagem que realiza uma espécie de raio X das mamas. Trata-se de uma avaliação indispensável para as mulheres a partir dos 40 anos, devido ao risco aumentado para o câncer de mama com a proximidade da menopausa.
Durante sua realização, a paciente é posicionada de pé, em frente ao mamógrafo, colocando os seios entre duas placas responsáveis por captar as imagens.
Veja como é feito a consulta com endocrinologista na CLAF!
Conheça os sintomas e tratamentos do câncer no ovário!
Como Cortar a Menstruação Rápido?
Esta avaliação é bastante importante, já que fornece ao(à) médico(a) assistente as informações necessárias para identificar alterações como nódulos, assimetrias e microcalcificações.
A mamografia é o melhor exame para rastreio do câncer de mama, pois é o único capaz de detectar microcalcificações, que são “pedrinhas de cálcio” que se depositam nas mamas, formadas geralmente por restos celulares. Essas microcalcificações podem ser o sinal mais precoce do câncer de mama .
Por essas e outras razões, a indicação é de que a mamografia seja realizada anualmente ou de acordo com a indicação médica.
Este também é um exame de imagem, feito com o auxílio de um aparelho semelhante ao um raio X, porém utilizando outra tecnologia: o DXA (Dual-Energy X-ray Absorptiometry).
Essa avaliação é voltada para a densidade e saúde das estruturas ósseas.
Por meio da densitometria óssea, os(as) médicos(as) conseguem diagnosticar, com mais facilidade, possíveis quadros de diminuição da parte mineral do osso, que causa fragilidade e aumenta o risco de fraturas. Quando este processo está em fase inicial é chamado osteopenia; já em fase avançada, de osteoporose.
Conheça os principais procedimentos de Cirurgia Ginecológica!
A densitometria é bastante importante para mulheres acima dos 50 anos de idade, já que a chegada da menopausa – e as mudanças hormonais que ela provoca – compromete a saúde dos ossos, aumentando os riscos de fraturas e complicações.
Conheça os tipos de anticoncepcionais!
O papanicolau – também conhecido como esfregaço cercicovaginal – está entre os exames ginecológicos mais importantes.
Por meio da coleta de amostra de material no colo do útero, com um procedimento de raspagem local ou com a ajuda de um cotonete, o médico ginecologista consegue identificar possíveis alterações causadas por infecções sexualmente transmissíveis (como clamídia, gonorréia e HPV) ou de outros tipos, além do desenvolvimento de um possível câncer de colo uterino.
Sua realização é bastante rápida e indolor, sendo fortemente indicado para mulheres sexualmente ativas.
Conheça quais são e para que servem os principais exames ginecológicos que as mulheres devem fazer!
Este exame ginecológico é feito com a ajuda de uma série de lentes, que permitem ao médico avaliar, de forma precisa, todas as estruturas que compõem a região íntima da mulher, como a vulva, vagina e o colo uterino.
Esse procedimento costuma ser realizado junto ao papanicolau e é fortemente recomendado, assim como o exame anterior, para mulheres sexualmente ativas.
É um exame indolor, que consiste na aplicação de substâncias específicas no colo do útero, que tornam visíveis as áreas suspeitas, geralmente relacionadas à infeção pelo HPV, e que podem evoluir para o câncer de colo uterino.
Conheça as principais causas, sintomas e tratamentos disponíveis hoje para o câncer de mama!
Como dito anteriormente, o envelhecimento traz uma série de alterações para o corpo humano. Especialmente no caso das mulheres, as alterações provocadas pelas mudanças hormonais da menopausa, aumentam ainda mais certos riscos, como problemas cardíacos.
Por mais que os cuidados com a saúde do coração seja algo necessário durante toda a vida, é fundamental que as mulheres incluam esse tipo de avaliação em sua rotina, de forma mais regular, com a proximidade da menopausa.
Exames como eletrocardiograma, ecocardiograma, e o teste ergométrico são algumas das principais avaliações cardíacas indicados para mulheres acima dos 40 anos, especialmente para aquelas com histórico familiar de problemas cardíacos, que sejam sedentárias, obesas ou tabagistas.
Conheça para que serve o exame vulvoscopia
A realização de certos exames sanguíneos laboratoriais – de preferência, de forma anual – também é muito importante para a manutenção da saúde da mulher.
As avaliações mais comuns e mais indicadas são: os níveis de glicose, colesterol e triglicerídeos, ferro sérico e ferritina, vitamina D, hemograma, transaminases (para avaliação do fígado), uréia e creatinina (avaliação dos rins) e exame de urina.
Conheça as melhores formas de prevenir ou tratar quadros de colesterol alto, neste outro artigo!
Entre os hormônios mais frequentemente avaliados, estão o TSH, o T3 e o T4, que são hormônios da tireoide importantíssimos para o funcionamento do corpo.
Vale lembrar, ainda, que no caso das mulheres, em determinados momentos da vida, alguns exames hormonais podem ser mais importantes que outros, como na adolescência; início da vida sexual; durante o planejamento de uma gravidez ou na própria gestação e, especialmente, com a chegada da menopausa, momento em que o corpo passa por uma série de alterações significativas.
Neste artigo você conheceu os 8 exames que toda mulher precisa fazer ao longo da vida, por diferentes razões.
Juntamente com os exames, as avaliações médicas regulares são fundamentais para a manutenção da saúde da mulher ao longo de toda a vida.
Nesse sentido, considere a Clínica CLAF como sua melhor opção em consultas e avaliações médicas, nas mais variadas especialidades, como ginecologia, endocrinologia, angiologia, mastologia e agora, também, cardiologia!
Se você está em Brasília ou Entorno, agende seu atendimento e venha cuidar da sua saúde conosco!
Powered By: Clínica da família