CLAF

Segunda a Sexta de 7h às 19h
Sábado de 7h às 12h

CLAF

(61) 3345-7679

Endocrinologista: qual sua função e quais doenças o profissional trata?

As doenças relacionadas a questões hormonais ou metabólicas – como diabetes e obesidade – têm sido cada vez mais frequentes, por diversos motivos. Todas essas doenças são tratadas pelo endocrinologista; profissional extremamente importante, mas cuja atuação ainda é pouco conhecida pela maioria das pessoas.

Segundo pesquisa feita pelo Brazilian Journal of Health Review (BJHR), entre os anos de 2010 e 2019, foram registrados mais de 700 mil óbitos em todo o Brasil, decorrentes de doenças endócrinas.

Neste artigo elencamos uma série de informações que vão te ajudar a entender quais são as doenças tratadas pelo endocrinologista e a identificar sinais de que  você precisa se consultar com ele.

Acompanhe!

Consulte o endocrinologista da CLAF!

O que faz o endocrinologista? 

Antes de começarmos a falar das doenças, é importante que você entenda a função desse especialista.

Em resumo, o endocrinologista é o médico especializado no tratamento de doenças e/ou distúrbios relacionados aos hormônios; substâncias produzidas pelo corpo e que ajudam a regular uma série de funções importantes para o seu funcionamento.

Juntamente com isso, esse médico também cuida dos órgãos responsáveis por esses hormônios, as glândulas endócrinas, que são:

  • Glândula pineal.
  • Glândula pituitária.
  • Glândula paratireoide.
  • Glândulas tireoide.
  • Glândula adrenal.
  • Pâncreas.
  • Ovário (mulheres).
  • Testículos (homens).

O que é a tireoidite e como ela afeta a sua saúde!

Quando devo procurar um endocrinologista? 

A consulta com o endocrinologista pode ser motivada por uma série de razões.

Por desconhecer a atuação desse especialista, muita gente acaba procurando outros médicos – gastando tempo e dinheiro desnecessariamente – até serem finalmente encaminhadas ao médico endócrino.

Conheça 7 sintomas de problemas na tireoide!

Veja abaixo alguns sintomas que podem indicar a procura pelo endocrinologista:

1. Cansaço e desânimo constantes

O cansaço excessivo e recorrente, sem razão justificada, muitas vezes tem relação com questões hormonais ou metabólicas.

Problemas como hipotireidismo – redução dos hormônios da tireoide – podem ser causas para essa falta de disposição, energia e vigor. Mas também há outras possibilidades.

2. Disfunções sexuais 

Problemas como redução da libido, secura vaginal, disfunção erétil ou até infertilidade são algumas possíveis disfunções ocasionados por distúrbios hormonais.

Disfunções sexuais – quando não têm origem psicológica – geralmente estão na área de atuação do endocrinologista.

A vida moderna – com sua correria e falta de tempo – pode levar a uma série de problemas de saúde. Confira neste artigo 7 dicas de saúde para a mulher moderna!

3. Dificuldades de crescimento

Apesar de cada pessoa ter geneticamente definido ritmo de crescimento e a estatura que vai ter, em alguns casos esse crescimento pode estar abaixo do esperado, especialmente na infância.

Em geral, isso está relacionado a uma baixa produção do hormônio GH.

Esse hormônio é responsável pelo crescimento dos vários tecidos do corpo – como ossos e músculos – e ter sua produção reduzida por desequilíbrios hormonais.

Veja como é feito a consulta com endocrinologista na CLAF! 

4. Alterações de peso 

Pessoas que têm muita dificuldade para controlar o peso ou, por outro lado, aquelas com extrema dificuldade para aumentar a massa muscular; ambas as situações podem indicar alterações no metabolismo.

Essa relação hormonal é tão importante, atletas ou pessoas comuns, que buscam um acompanhamento nutricional, em geral também são acompanhados por um endocrinologista.

Hormônios desequilibrados podem se tornar um verdadeiro empecilho para que você consiga alcançar seu peso ideal.

Como um endocrinologista ajuda a emagrecer?

Não é só o ponteiro da balança que define se você está acima do peso. Mas como fazer essa avaliação corretamente? Confira este artigo para descobrir!

5. Hirsutismo 

Também conhecido como excesso de pelos, o hirsutismo é um quadro clínico caracterizado pelo aumento da quantidade de pelos nas mulheres, especialmente em locais mais comuns ao homem, como o rosto, por exemplo.

Em muitos casos, esse problema está diretamente ligado à produção de hormônios, especialmente hormônios masculinos, os androgênios.

6. Problemas de memória

Em alguns casos clínicos, como no hipotireoidismo, a baixa produção hormonal pode vir a afetar o funcionamento do cérebro em tarefas relacionadas a memorização e concentração, por exemplo.

Como esse tipo de alteração pode ter também outras causas, o mais indicado é que se procure inicialmente o psicólogo ou neurologista, porém é importante ter em mente que, em muitos casos, a solução pode estar no consultório do endocrinologista.

Quer aprender dicas práticas e simples para acelerar seu metabolismo e ter todos os benefícios disso? Então confira este outro artigo do Blog!

Quais são as doenças tratadas pelo endocrinologista? 

Confira abaixo uma lista com as principais doenças que podem ser tratadas com o acompanhamento de um médico endocrinologista:

  • Diabetes do tipo 1 e tipo 2.
  • Hipertireoidismo ou hipotireoidismo.
  • Obesidade.
  • Alterações do colesterol.
  • Distúrbios de crescimento.
  • Distúrbios menstruais.
  • Hipotricose ou hirsutismo (falta ou excesso de pelos).
  • Osteoporose.
  • Problemas relacionados à hipófise.

É importante lembrar que esses são só alguns dos possíveis quadros clínicos comumente diagnosticados. Como os hormônios estão relacionados a praticamente todos os processos do corpo, eles acabam tendo relação com diversos outros quadros.

Tratar a obesidade nem sempre é algo fácil e rápido. Confira neste artigo dicas valiosas para tornar esse processo mais simples e rápido!

Hormônios e metabolismo: procure a Clínica CLAF!

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a compreender melhor quais são as doenças tratadas pelo endocrinologista e quais os sinais mais comuns que te ajudarão a perceber que está na hora de consultar um(a) endocrinologista.

A partir disso, o próximo passo é buscar uma clínica onde você possa ter todo o cuidado necessário, com profissionais experientes e cuidadosos, além de um local confortável e acolhedor.

A Clínica CLAF é especializada nos cuidados com a saúde feminina e conta com nutricionistas, endocrinologistas, ginecologistas, obstetras, angiologistas e, agora, também, cardiologistas.

Se você está em Brasília ou Entorno, venha cuidar da sua saúde conosco! 

Você também pode gostar:

Reposição hormonal engorda?

Dicas para comer melhor (mesmo nas férias)!

Powered By: Clínica da família