Diferenças entre ginecologista, oncologista e mastologista

Para que haja uma manutenção plena da saúde dos pacientes, é importante consultar uma série de especialidades médicas, cada uma com sua respectiva função. 

Nesse sentido, separamos para o artigo de hoje, algumas informações que te ajudarão a entender as principais diferenças entre estes três profissionais médicos, dentre tantos existentes: o ginecologista, o oncologista e o mastologista.

Nos tópicos abaixo, você irá conferir separadamente as características, funções e razões pelas quais esses três profissionais são tão importantes para o cuidado com a saúde dos pacientes, especialmente para as mulheres. Confira!

1. Ginecologista 

O médico ginecologista é o profissional especializado na saúde reprodutiva da mulher, englobando desde seu sistema reprodutivo como um todo, passando por suas condições e particularidades, até os cuidados com as IST’s (infecções sexualmente transmissíveis).

Esse tipo de médico fornece às pacientes, todas as ferramentas necessárias para o tratamento de doenças, acompanhamento da gravidez, diagnóstico de  problemas relacionados à infertilidade, assistência preventiva e muito mais.

O ginecologista pode ainda  realizar vários exames , como :  papanicolau, toque vaginal, colposcopia, vulvoscopia, exame especular, entre outros. 

Também se incluem alguns procedimentos visando a contracepção,  que podem ser efetuados pelo ginecologista no consultório; como : inserção de DIU,  e implanon  ( um pequeno bastão de plástico, contendo hormônio derivado da progesterona colocado sob a pele do braço,  sob anestesia  local).

Outra tarefa muito importante do ginecologista é cuidar e conduzir a  reposição hormonal na mulher menopausada . Além disso , ele realiza cirurgias nos ovários,  útero , região vulvar e perineal.  

Planejando uma consulta com o ginecologista? Então confira:
Indicação de ginecologista no Distrito Federal

2. Oncologista 

Oncologista é o profissional médico especialista em oncologia, ramo da medicina que estuda, pesquisa, identifica e trata os vários tipos de câncer. 

Esse profissional é o principal responsável pelo diagnóstico desse problema, que normalmente é feito por meio de uma série de procedimentos diferentes, como: as biópsias, endoscopias, raios-x, tomografias, ressonâncias magnéticas, ultrassonografias e mais.

Sua principal tarefa é tratar e prevenir o câncer, tendo total controle da situação em que se encontram os pacientes, verificando a evolução da doença, possíveis formas de regressão, principais tratamentos possíveis e formas de alívio dos sintomas. 

Veja também:
O que pode ser feito para prevenir o câncer de mama

3. Mastologista 

Trata-se do médico especializado no cuidado das glândulas mamárias, sejam elas femininas ou masculinas. Esse profissional diagnostica, acompanha e trata uma série de condições e doenças, como por exemplo: infecções; nódulos; dores; assimetrias; ginecomastias, mastites e principalmente o câncer de mama.

O especialista também realiza diversas análises e exames, todos voltados para a garantia da saúde mamária. Algumas das principais avaliações são:

  • Biópsia;
  • Punção mamária;
  • Coleta de secreção do mamilo para análise em laboratório.

Para mais informações sobre como o mastologista pode tratar os pacientes do sexo masculino, leia:

Ginecomastia: o que é, diagnóstico e tratamentos!

Como os médicos podem atuar juntos? 

Os três profissionais têm papéis diferentes e ao mesmo tempo complementares na manutenção da saúde das pacientes. Realizando um tratamento multidisciplinar, que vai desde exames preventivos, passando pelo diagnóstico e acompanhamento dos casos, até a medicação e em alguns casos, procedimentos cirúrgicos.

Um bom exemplo da atuação conjunta desses médicos pode ser observado nos casos de pacientes diagnosticadas com câncer de mama. Em muitas situações, a doença é identificada durante um exame com um mastologista ou até mesmo, com o ginecologista. 

Estes profissionais farão todos os procedimentos e encaminhamentos necessários para contribuir para a efetividade do tratamento que será realizado pelo oncologista.

Veja também

Hirsutismo: o que é, sintomas e como tratar?

Onde encontrar esses profissionais em Brasília?

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor as principais diferenças entre o ginecologista, oncologista e mastologista. Mas lembre-se, só conhecê-los não é suficiente, para que você possa manter os cuidados com a sua saúde, é importante contar com a ajuda de bons profissionais.

Na Clínica da Família (CLAF) contamos com uma equipe de profissionais especializados nas mais diversas áreas da saúde, como: ginecologista e mastologista.

Além disso, dispomos de equipamentos de ponta e estamos prontos para auxiliá-los nos mais variados procedimentos, como punção e core biópsia de mamas. 

Se você é de Brasília ou do Entorno, marque já sua consulta e venha cuidar da sua saúde com quem mais entende do assunto.

Quero agendar uma avaliação na CLAF

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?