riscos da má alimentação para a endometriose

A endometriose é um um problema clínico ginecológico que, se não tratado, pode oferecer diversos danos para saúde da mulher, bem como prejudicar significativamente sua qualidade de vida. Estima-se que cerca de 10 a 15% da população feminina em idade fértil sofra desse mal, segundo dados da Associação Brasileira de Endometriose, havendo casos inclusive de endometriose na menopausa.

É classificada como uma doença considerada crônica, ou seja, sem possibilidade de cura. Porém, seu tratamento é eficaz e trabalha no alívio dos sintomas. É aí que entra a alimentação! Neste artigo vamos esclarecer não só os riscos de uma alimentação ruim, quanto informar em quais alimentos você deve investir e quais você deve evitar. 

Leia mais:  Endometriose: o que é, sintomas, diagnóstico, tratamentos e mais! 

1- Aumento do desconforto com dores 

Um dos sintomas mais característicos da endometriose é a cólica menstrual intensa, que piora com o passar do tempo.

Essas dores podem chegar a ser tão fortes, que interferem na rotina da mulher, muitas vezes impedindo que ela sequer saia da cama. 

A dor, em grande parte dos casos, está relacionada a um processo inflamatório e especialmente no caso da endometriose, esse conceito é muito bem aplicado.

É comprovado que alguns alimentos apresentam qualidades anti-inflamatórias e podem ajudar a aliviar as dores. Analogamente, outros alimentos podem agravar as dores, tornando o quadro ainda mais complicado. 

Quais alimentos pioram a endometriose?

A carne vermelha, bem como alimentos embutidos e processados (presunto, mortadela e até mesmo o peito de peru). Esses alimentos requerem do corpo uma alta produção de insulina, sendo rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea. Nesse processo, aumenta-se o processo de estresse do corpo, que resulta em mais dor. 

No caso das frituras, os altos níveis de ômega-6 podem resultar em um agravamento no processo inflamatório também. O ômega-6, encontrado especialmente em óleos, é benéfico para a saúde apenas em níveis mais baixos de consumo e pode se tornar um vilão se você não tomar cuidado com ele. Por isso, tente evitar! 

Conheça os principais procedimentos de Cirurgia Ginecológica!

O que comer endometriose?

alimentos endometriose

A redução de processos inflamatórios é beneficiada pelo consumo de alimentos, como frutas cítricas: a laranja, o limão, o abacaxi, a acerola. Esses alimentos são ricos não só em vitamina C, como também em beta-criptoxantina, uma substância que uma vez metabolizada se transforma em vitamina A, um importante aliado na luta contra os processos inflamatórios responsáveis pela dor.

Frutas vermelhas como morangos, amoras e mirtilos, bem como sementes de abóbora também irão trabalhar como seus aliados: esses alimentos são ricos em vitaminas antioxidantes que combatem os efeitos da infecção e minimizam as dores. 

2- Causa de problemas intestinais. Como fica a barriga de quem tem endometriose?

Uma alimentação ruim pode muito facilmente causar problemas intestinais, como a prisão de ventre e outros quadros que podem gerar mais estresse para o corpo, favorecendo as temidas dores características dessa doença. 

O que evitar 

Farinhas, açúcares, bolos e outros alimentos ricos em glúten. Alimentos dessa classe de carboidratos simples apresentam verdadeiros desafios ao processo de digestão, podendo muito facilmente agredir o intestino, auxiliando para o estresse do corpo. 

alimentos endometriose

O que priorizar

Alimentos ricos em fibras, como legumes e verduras. As fibras ajudam no bom funcionamento e regulamento do intestino, garantindo que o corpo funcione bem e esteja menos propenso a quadros de estresse e inflamação.

Podemos encontrar fibras em abundância em: vegetais de folha escura, como brócolis, couve-de-bruxelas; linhaça, óleos vegetais, sementes, alho e cebola. As fibras podem ainda ser encontradas na maioria das frutas e verduras, por isso, invista nelas! 

3- Aumento de peso 

É óbvio dizer que uma alimentação ruim contribui para o aumento de peso. Isso se relaciona com a endometriose porque muitos dos alimentos que favorecem o ganho de peso, também podem “confundir” o corpo a produzir uma quantidade excessiva de estrogênio, hormônio muito ligado ao quadro de endometriose. Isso acontece especialmente por causa dos xenoestrogênios, que devem ser evitados. 

Leia também: Como acelerar seu metabolismo?

O que evitar 

Alimentos excessivamente industrializados (como os processados e embutidos, como já falamos aqui). Alimentos de origem animal, como também leite e derivados em excesso também são retentores de xenoestrogênio. 

Um importante fator a ser observado, diz respeito a maneira como seus alimentos estão embalados: o bisfenol A, presente em muitos plásticos de embalagem que ficam em contato direto com os alimentos, pode resultar em uma absorção dessas substâncias pelos alimentos, o que é prejudicial para o corpo. 

O que priorizar

Prefira sempre produtos orgânicos e naturais, que podem ser selecionados e não apresentem longos períodos de exposição a embalagens plásticas. 

Frutas e legumes são novamente recomendados, bem como a ingestão de peixes como o atum, salmão e sardinha, ricos em ômega 3 e castanhas e amêndoas sem sal. 

Qual é a relação entre alimentação e a endometriose

alimentos endometriose

A endometriose é uma doença séria que pode até mesmo causar infertilidade caso não seja devidamente tratada. As dicas para alimentação que disponibilizamos para você  devem ser acompanhadas por um profissional de saúde, que poderá te auxiliar para o tratamento de cada caso em particular. 

Alinhe suas consultas de ginecologia com profissionais da endocrinologia e da nutrição para obter o melhor acompanhamento médico.

Queremos te ajudar a manter sua saúde em 100%! Clique aqui para agendar uma consulta com um de nossos profissionais de saúde, tirar suas dúvidas e começar o seu tratamento o mais rápido possível! Lembre-se: todo tratamento é mais rápido e mais simples, quanto mais rápido é administrado!

agendar consulta clinica claf
Agende a sua consulta com especialistas em Ginecologia na Clínica Claf!

Leia também:

Check-up da mulher na quarentena: É seguro adiar? 

7 dicas de saúde para a mulher moderna

Quando consultar um endocrinologista

Quais são os graus de obesidade? 

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?