Check-up da mulher na quarentena: é seguro adiar?

Com o crescimento dos casos de coronavírus e recomendações para não deixarmos nossas casas por medo de possíveis contaminações, muitas das atividades do dia a dia acabaram ficando suspensas. O check-up da mulher, apesar de ser essencial, é uma dessas atividades para muitas pessoas.

Então, qual seria a melhor abordagem nesse contexto? Será que seria melhor adiar até que a situação atual melhore? Acompanhe o artigo para conferir os riscos desse adiamento!

Por que o check-up da mulher é tão importante?

Grande parte das doenças que podem acometer mulheres adultas, como o câncer, alterações na tireoide e doenças ginecológicas, apresentam um prognóstico de recuperação bem maior caso sejam diagnosticadas precocemente. O câncer de mama, por exemplo, apresenta um prognóstico de recuperação de cerca de 90%, quanto mais cedo for diagnosticado. Muitas vezes, essas doenças também agem silenciosamente no organismo, especialmente nos primeiros meses, não apresentando sintomas perceptíveis.

Além do câncer de mama e câncer de colo de útero, que podem ser detectados por meio de exames presentes no check-up, como a mamografia e o papanicolau, a diabetes e o colesterol alto também figuram na lista de doenças que podem causar problemas sérios para a saúde e ainda assim passar despercebidos por alguns meses, antes de se agravarem o suficiente para serem detectados. Nessa lista também incluímos problemas cardiovasculares, que afligem boa parte da população feminina brasileira.

Para mulheres que estejam passando pela menopausa, a osteoporose também é uma doenças que deve ser levada em consideração. De caráter silencioso em seus primeiros estágios, conhecido como osteopenia, a osteoporose pode permanecer assintomática até que uma fratura de fato aconteça. Nesses casos, a doença já está mais avançada e qualquer tratamento se torna mais trabalhoso. Caso seja detectada antes, poderá ser atenuada com suplementação de cálcio para os ossos, prevenindo fraturas e perdas acentuadas de massa óssea.

Conheça os sintomas, diagnóstico e tratamentos para a endometriose e aprenda a se cuidar!

Riscos de adiar o check-up da mulher na quarentena

“Fiz meu check-up ano passado e não encontraram nada. Posso ficar sem fazer neste ano?” Essa é uma pergunta frequente de muitas pacientes. E o que se pode dizer é que a constância ideal para a realização de check-up vai depender de cada caso. Geralmente, recomenda-se que seja feito pelo menos uma vez por ano. Os riscos envolvidos de não fazê-lo é ser pega de surpresa lá na frente com a evolução de uma doença que poderia ter sido revertida mais facilmente em seu início.

No caso do check-up ginecológico para mulheres que já iniciaram a vida sexual, mas que têm menos de 35 anos, os exames mais comumente pedidos são papanicolau, a ultrassonografia pélvica e transvaginal e a colposcopia. Com esses exames, será possível detectar boa parte dos problemas que podem estar escondidos sob a máscara assintomática como o câncer de colo de útero, HPV (Papilomavírus Humano) e endometriose, bem como a possibilidade de formação de tumores ou pólipos, benignos ou não.

Leia também:

HPV: sintomas, tratamentos e como prevenir

Após os 40 anos, é comum que outros exames sejam incluídos na lista de exames de check-up anual, tais como a densitometria óssea (para detectar a osteoporose) e a mamografia. Como grande parte das mulheres passa a ter mais predisposição a problemas na tireoide também nessa faixa etária, torna-se recomendada a ultrassonografia de tireoide, bem como a realização de exames de colesterol e glicemia, para monitorar as taxas de colesterol e gordura no sangue e detectar um quadro de pré-diabetes ou diabetes o mais cedo possível, caso ele exista.

Com a chegada dos 50 anos, o intervalo entre a necessidade de check-up tende a diminuir e pode ser recomendado que seja realizado de 6 em 6 meses

Especialmente se você tem histórico de alguma doença na sua família ou ainda, se você perceber algum sintoma ou detectar qualquer evidência de algo errado com a sua saúde (como detectar caroços nas mamas pelo auto-exame), não é recomendado deixar de realizar o check-up.

Leia também:

Como realizar o autoexame da mama?

Então, a princípio, a resposta que temos para o adiamento de exames é não! O melhor aliado para a luta contra qualquer doença é o seu diagnóstico precoce e, por isso, esse compromisso é tão importante.

Mesmo sabendo de tudo isso, ainda estou com medo de contrair o coronavírus. O que fazer?

Sabemos o tamanho da ansiedade e preocupação que a pandemia do coronavírus está causando. De fato, a divulgação diária de notícias com números de casos cada vez maiores torna o medo de sair de casa cada vez mais intenso.

O momento é de se recolher em casa, sem dúvida, para aqueles que podem. Grande parte das pessoas só sai de casa para atividades essenciais, como comprar mantimentos e medicamentos para casa.

No entanto, considerando tudo que já colocamos em perspectiva, o check-up também deve ser previsto como atividade essencial. O coronavírus, apesar de ser a doença que mais se discute atualmente, não é a única que pode causar problemas sérios para a saúde.

Observando os devidos cuidados pessoais, tais como o uso de máscara, a higienização das mãos com álcool em gel ou água e sabão, observada a distância de pelo menos um metro de outras pessoas e atenção para suspender hábitos como tocar no rosto, as chances de contaminação diminuem exponencialmente.

A CLAF também se preocupa com a sua saúde e adaptou todo o espaço da clínica para que você se sinta ainda mais segura.  Nossos médicos e atendentes estão tomando todas as precauções para a maior segurança de todos.

Conheça os principais procedimentos de Cirurgia Ginecológica!

Sua saúde não pode ficar para amanhã! Clique aqui para agendar seu check-up conosco! Juntos vamos vencer esse momento tão difícil!

Leia também:

Quando devo me consultar com um ginecologista?

7 dicas de saúde para a mulher moderna

Câncer ginecológico: quais os tipos e como prevenir?

Câncer de ovário: tipos, sintomas e tratamento