As consultas com endocrinologistas devem ser feitas a fim de tratar doenças e sintomas causadas por distúrbios hormonais.
O endocrinologista é um médico especialista nas glândulas endócrinas – responsáveis por produzir hormônios, que ao serem lançados no sangue, controlam as funções corporais, como os batimentos cardíacos, o nível de açúcar no sangue, a produção de óvulos e espermatozoides, o sono, e a absorção de água e cálcio.
A consulta com esse profissional é especialmente recomendada quando alguns sintomas específicos são identificados. Confira ao longo deste artigo!
Como citado anteriormente, alguns sintomas podem indicar a necessidade de procurar um médico endocrinologista. Alguns desses sinais, portanto, são mais fáceis de serem identificados, outros nem tanto. Mas, de maneira geral, os mais comuns são:
A fadiga pode ser um sintoma de diversas doenças — como a diabetes e a anemia — e, ao começar a ter essa percepção, o paciente deve procurar um endocrinologista para fazer o diagnóstico certo da causa. Apesar do cansaço excessivo poder estar ligado a diversas causas, comumente está relacionado aos distúrbios hormonais.
Alguns hábitos como dormir regularmente e se alimentar bem, principalmente cortando carboidratos simples da dieta, podem aliviar o sintoma.
O hirsutismo é o nome dado para o crescimento de pêlos excessivo, que acomete principalmente as mulheres. Esse distúrbio está ligado à produção e liberação exacerbada de hormônios masculinos em mulheres e, por isso, normalmente os pêlos crescem no rosto e em regiões comuns do padrão masculino. O problema pode estar ligado a doenças como os ovários policísticos.
Os distúrbios na puberdade podem ser um indicativo de irregularidades hormonais, e devem ser tratados pelo endocrinologista. Pode ocorrer um desenvolvimento sexual precoce ou tardio, que deverão ser tratados adequadamente, pois o crescimento normal pode ser afetado. Portanto, o desenvolvimento precoce das mamas e pêlos podem sinalizar estes distúrbios.
Ao contrário do que se pensa, o mau funcionamento da tireoide ou hipotireoidismo pode causar um pequeno ganho de peso. Entretanto, este distúrbio costuma ocasionar sonolência, intestino preso, queda de cabelos, unhas fracas e pode levar à abortamentos e trabalho de parto prematuro.
Já o cenário contrário — hipertireoidismo — também é prejudicial e pode ser percebido pela perda inexplicável de peso. Nesse caso, há excesso de hormônios produzidos na tireoide que aceleram o metabolismo.
Ambos os casos devem ser tratados por um endocrinologista, pois podem envolver uma série de alterações negativas no funcionamento corporal.
Além dos sintomas causados pelos distúrbios, o médico endocrinologista ajuda a tratar doenças como a obesidade e a diabetes.
O endocrinologista pode tratar diversas doenças, pois são muitos os hormônios produzidos pelo organismo. Sendo assim, separamos as principais doenças tratadas pelo endocrinologista:
A solução para o peso nem sempre está ligada exclusivamente à alimentação saudável e exercícios frequentes. Além do fator genético, a insuficiência ou exagero de produções hormonais podem comprometer a resposta do corpo humano, exigindo uma intervenção médica mais apurada.
Dessa forma, é possível concluir que o endocrinologista tem a função de trazer soluções para um bom funcionamento do metabolismo; diferente do nutricionista, que tem o objetivo de entender as reações de cada corpo com os alimentos, de maneira com que uma dieta saudável seja adaptada às necessidades de cada um.
No entanto, vale ressaltar que a união dos dois profissionais (endocrinologista e nutricionista) é extremamente válida para a construção de novos hábitos que ajuste o metabolismo do paciente e supra todos os nutrientes necessários para o seu consumo no dia a dia.
Descubra como acelerar seu metabolismo e melhorar sua qualidade de vida.
Powered By: Clínica da família