Consulta com endocrinologista

O endocrinologista é um médico especialista nas glândulas endócrinas – responsáveis por produzir hormônios, que ao serem lançados no sangue, controlam as funções corporais, como os batimentos cardíacos, o nível de açúcar no sangue, a produção de óvulos e espermatozoides, o sono, e a absorção de água e cálcio.

A consulta com esse profissional é especialmente recomendada quando alguns sintomas específicos são identificados. Confira ao longo deste artigo!

Quando consultar um endocrinologista?

Como citado anteriormente, alguns sintomas podem indicar a necessidade de procurar um médico endocrinologista. Alguns desses sinais, portanto, são mais fáceis de serem identificados, outros nem tanto. Mas, de maneira geral, os mais comuns são:

Cansaço excessivo

A fadiga pode ser um sintoma de diversas doenças — como a diabetes e a anemia —  e, ao começar a ter essa percepção, o paciente deve procurar um endocrinologista para fazer o diagnóstico certo da causa. Apesar do cansaço excessivo poder estar ligado a diversas causas, comumente está relacionado aos distúrbios hormonais. 

Alguns hábitos como dormir regularmente e se alimentar bem, principalmente cortando carboidratos simples da dieta, podem aliviar o sintoma. 

Hirsutismo (crescimento excessivo de pêlos)

O hirsutismo é o nome dado para o crescimento de pêlos excessivo, que acomete principalmente as mulheres. Esse distúrbio está ligado à produção e liberação exacerbada de hormônios masculinos em mulheres e, por isso, normalmente os pêlos crescem no rosto e em regiões comuns do padrão masculino. O problema pode estar ligado a doenças como os ovários policísticos. 

Distúrbios na puberdade

Os distúrbios na puberdade podem ser um indicativo de irregularidades hormonais, e devem ser tratados pelo endocrinologista. Pode ocorrer um desenvolvimento sexual precoce ou tardio, que deverão ser tratados adequadamente, pois o crescimento normal pode ser afetado. Portanto, o desenvolvimento precoce das mamas e pêlos podem sinalizar estes distúrbios.

Distúrbios de peso

Ao contrário do que se pensa, o mau funcionamento da tireoide ou hipotireoidismo pode causar um pequeno ganho de peso. Entretanto, este distúrbio costuma  ocasionar sonolência, intestino preso, queda de cabelos, unhas fracas e pode levar à abortamentos e trabalho de parto prematuro.

Já o cenário contrário — hipertireoidismo — também é prejudicial e pode ser percebido pela perda inexplicável de peso. Nesse caso, há excesso de hormônios produzidos na tireoide que aceleram o metabolismo.

Ambos os casos devem ser tratados por um  endocrinologista, pois podem envolver uma série de alterações negativas no funcionamento corporal.

Distúrbio da tireoide em mulheres: saiba como identificar

Descubra como acelerar seu metabolismo e melhorar sua qualidade de vida.

Quais as doenças tratadas pelo endocrinologista?

Além dos sintomas causados pelos distúrbios, o médico endocrinologista ajuda a tratar doenças como a obesidade e a diabetes.

O endocrinologista pode tratar diversas doenças, pois são muitos os hormônios produzidos pelo organismo. Sendo assim, separamos as principais doenças tratadas pelo endocrinologista: 

  • Obesidade;
  • Diabetes; 
  • Distúrbios da tireoide; 
  • Hirsutismo;
  • Síndrome dos Ovários Policísticos;
  • Síndrome de Cushing;
  • Alterações no crescimento.

Conheça mais sobre a consulta com um endocrinologista!

Para que serve uma consulta com um endocrinologista?

As consultas com endocrinologistas devem ser feitas a fim de tratar doenças e sintomas causadas por distúrbios hormonais. Dessa forma, ao observar algum dos sintomas listados acima, é importante ir à consulta para fazer o diagnóstico de possíveis doenças. 

Qual a diferença entre um endocrinologista e um nutricionista?

A solução para o peso nem sempre está ligada exclusivamente à alimentação saudável e exercícios frequentes. Além do fator genético, a insuficiência ou exagero de produções hormonais podem comprometer a resposta do corpo humano, exigindo uma intervenção médica mais apurada. Dessa forma, é possível concluir que o endocrinologista tem a função de trazer soluções para um bom funcionamento do metabolismo; diferente do nutricionista, que tem o objetivo de entender as reações de cada corpo com os alimentos, de maneira com que uma dieta saudável seja adaptada às necessidades de cada um.

No entanto, vale ressaltar que a união dos dois profissionais (endocrinologista e nutricionista) é extremamente válida para a construção de novos hábitos que ajuste o metabolismo do paciente e supra todos os nutrientes necessários para o seu consumo no dia a dia. 

Marque a sua consulta

Leia também:

Síndrome do ovário policístico: o que é, sintomas e tratamento

Quais são os graus de obesidade? 

Como tratar a obesidade?

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?