secreções dos mamilos se relacionam ao câncer de mama?

Um dos sintomas – dentre vários – que costumam estar relacionados a quadros de câncer de mama são as secreções que saem dos mamilos. No entanto, essa manifestação também pode ocorrer por outros motivos.

Naturalmente, as secreções mamilares mais comuns são a produção de leite materno após o parto ou mesmo algumas semanas antes. Também não é raro que as mulheres produzam secreções mesmo fora desses períodos, especialmente durante sua vida fértil, devido a estímulos externos.

No entanto, quando essa secreção apresenta certas características,  isso pode ser sinal de que algo não está bem com a saúde das mamas e precisa ser avaliado pelo mastologista ou ginecologista o quanto antes.

No artigo de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre os tipos de secreções dos mamilos e quando isso pode estar relacionado ao câncer de mama.

Vamos à leitura!

Secreções dos mamilos: saiba identificar

Para saber quando há motivo para procurar ajuda médica e fazer uma avaliação mais detalhada, é preciso observar alguns sinais.

Como dissemos, em muitos casos, as secreções serão fisiológicas (normais); em outros, serão patológicas, mas benignas; podendo estar também associadas ao câncer de mama, na minoria dos casos.

Secreções fisiológicas

Os derrames papilares fisiológicos – aqueles relacionados aos processos naturais do corpo – geralmente ocorrem nas duas mamas, acometem vários ductos, não tem sangue e podem ter várias colorações, do branco ao esverdeado.

Na maioria das vezes, para que a secreção saia, é necessário apertar o mamilo.

Este tipo de derrame pode decorrer da gravidez, no período pós-parto, pelo uso de hormônios, alterações hormonais relacionadas ao ciclo menstrual, assim como à manipulação do local.

Já a galactorreia – a secreção de leite fora do período de gestação ou amamentação – pode ser causada por fatores como:

  • Medicamentos: metildopa, anticoncepcionais hormonais orais, metoclopramida (Plasil), antidepressivos tricíclicos, benzodiazepínicos e cimetidina.
  • Exercícios físicos intensos.
  • Hipotireoidismo.
  • Manipulação excessiva do mamilo.
  • Tumor de hipófise.

Devido à pandemia, as pessoas têm ficado mais restritas em casa, inclusive deixando de fazer consultas e exames de rotina. Quais os riscos disso? Confira no artigo:

Check-up da mulher na quarentena: é seguro adiar?

Secreções associadas ao câncer de mama

As secreções mamilares (ou derrames papilares) que se relacionam ao câncer de mama, em geral, têm as seguintes características:

  • São espontâneas, ou seja, saem sem nenhum estímulo, como apertar o mamilo. Em geral, a mulher percebe a presença daquela secreção ao retirar o sutiã.
  • Ocorrem somente em uma mama.
  • Originam-se de apenas um ducto mamário.
  • São transparentes, aquosas ou sanguinolentas.
  • São persistentes e ocorrem em maior quantidade que as secreções benignas.
  • Podem estar associadas à presença de nódulos (caroços).
  • São mais sugestivas em mulheres acima dos 50 anos.
  • Quando ocorrem em homens, devem ser sempre investigadas.

É importante ressaltar que, de todos os casos de secreções dos mamilos, somente cerca de 10% estão relacionados ao câncer de mama, sendo que as causas mais comuns de derrames papilares patológicos são benignas, como os papilomas intraductais, dilatação de ductos mamários e doença fibrocística das mamas.

O câncer de mama é algo que ainda gera muitas dúvidas nas mulheres. Neste artigo do nosso blog, você encontra as respostas às principais delas:

As principais dúvidas sobre o câncer de mama!

Secreções dos mamilos: cuide-se na CLAF!

Neste artigo você pôde conhecer quais tipos de secreções dos mamilos se relacionam ao câncer de mama.

Pudemos concluir também que as maiores causas de derrame papilar patológico costumam ser benignas, e que os derrames sanguinolentos ou transparentes, em mulheres acima dos 50 anos, com nódulos mamários associados, são os que exigem mais atenção.

Além disso, a presença de secreções mamilares em homens de qualquer idade também costumam apresentar maior correlação com casos de câncer de mama.

A Clínica CLAF é um espaço de saúde especializado nos cuidados com as mulheres. Contamos com um time de profissionais altamente capacitados, com ginecologistas, obstetras, mastologistas, endocrinologistas e angiologistas prontos para te atender!

Se você está em Brasília ou Entorno, venha cuidar da sua saúde conosco!

Quero agendar meu atendimento!

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?