CLAF

Segunda a Sexta de 7h às 19h
Sábado de 7h às 12h

CLAF

(61) 3345-7679

O que faz um médico endocrinologista?

Você, caro leitor, saberia dizer o que faz um médico endocrinologista, quais doenças ele trata e quando é hora de buscar uma avaliação com esse especialista? 

Se a resposta para alguma dessas perguntas foi não, confira o artigo de hoje, pois detalharemos tudo sobre este especialista médico.

Consulte o endocrinologista da CLAF!

Médico endocrinologista: qual a sua função? 

Antes de irmos para a atuação do profissional, vamos entender essa especialidade!

A endocrinologia é a especialidade médica voltada para o estudo dos hormônios, que são substâncias químicas produzidas pelo próprio corpo para a regulagem de suas funções e equilíbrio. 

Para isso, essa área de atuação foca no funcionamento das glândulas endócrinas, como a tireóide, a hipófise, as adrenais, pâncreas, entre outras, que têm como principal função a produção hormonal.

Nesse sentido, o endocrinologista é o médico que trata dos problemas ligados à atuação e produção hormonal, suas glândulas e questões associadas, como o metabolismo — reações orgânicas para obtenção de energia.

O endócrino pode atuar no tratamento e acompanhamento das mais variadas condições, desde crianças com dificuldade de crescimento, até pessoas idosas que sofrem de osteoporose. Por isso, esse profissional é tão importante para a manutenção de um bom funcionamento do organismo.

Veja também

Hirsutismo: o que é, sintomas e como tratar?

Quais são as principais doenças tratadas?

Nos tópicos abaixo você confere alguns exemplos de doenças que podem ser tratadas pelo endocrinologista. Confira!

  • Menopausa e Andropausa – redução dos hormônios em homens e mulheres;
  • Colesterol alto – pode formar placas, limitando  o fluxo de sangue, aumentando o risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral;
  • Problemas de crescimento – dificuldade ou em excesso; 
  • Diabetes – doença crônica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar no sangue;
  • Hirsutismo –  aumento da quantidade de pelos no corpo da mulher em locais comuns ao homem;
  • Doenças da tireóide – que ocorrem quando esse hormônio está em falta (hipotireoidismo) ou em excesso (hipertireoidismo);
  • Distúrbios menstruais – sangramento do útero que ocorre entre as menstruações, causando menstruações dolorosas ou irregulares, ou ainda falta ou excesso de menstruação. 
  • Distúrbios ligados à puberdade – a puberdade começa muito cedo, antes dos 7 ou 8 anos;
  • Obesidade – distúrbio que envolve excesso de gordura corporal, aumentando o risco de problemas de saúde.
  • Osteoporose – perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas;

Além dessas várias doenças, o profissional médico também pode auxiliar nos cuidados com sintomas bastante comuns, todos ligados ao funcionamento do sistema hormonal, tais como: cansaço em excesso; dificuldade para ganhar ou perder peso; mudanças nos ciclos menstruais; sede excessiva; dores de cabeça sem motivo aparente; distúrbios de sono; problemas de memória; falta de libido e muito mais.

Descubra como o médico endocrinologista pode te ajudar a manter o seu peso ideal em:
Como um endocrinologista ajuda a emagrecer?

Como se preparar para uma consulta com o endocrinologista? 

Para que sua consulta possa acontecer da melhor forma, é importante seguir alguns passos importantes. O primeiro deles é levar todos os resultados dos seus exames recentes para a consulta, até mesmo os de imagem, já que qualquer informação a mais pode auxiliar no diagnóstico de uma possível doença.

Outra ação importante é relatar, para o médico todos os sintomas e sinais de alteração que o corpo está passando, procurando tirar todas as dúvidas que possam surgir, fornecendo todos os detalhes necessários que possam ajudá-lo.

Por se tratar de uma avaliação longa e bastante detalhista, é importante ter paciência e calma para não se esquecer de informações ou de exames que possam vir a comprometer a qualidade da consulta. 

Veja também:
Quando procurar um endocrinologista?

Onde encontrar endocrinologista em Brasília?

Como você pode ver, os sintomas e doenças endócrinas são bastante variados, por isso, é extremamente necessário ficar atento a todos os sinais que o corpo dá relacionados ao sistema endócrino.

O hábito de procurar um endocrinologista — de preferência um profissional experiente e cuidadoso — é a melhor forma de se prevenir, controlar, acompanhar e tratar esse tipo de doença.

Nós, da Clínica da Família, somos especialistas na saúde da mulher e contamos com uma equipe de profissionais pronta para te auxiliar nas mais diferentes necessidades,  em um local adequado e confortável.

Clique no link abaixo e agende sua consulta com um endocrinologista em Brasília/DF e Entorno:

Endocrinologia é na Clínica CLAF

Powered By: Clínica da família