Dados da Federação Internacional de Diabetes (IDF) mostram que o Brasil é o 5º na lista de países com a maior incidência de casos de diabetes no mundo.
Ao todo, são mais de 16,8 milhões de adultos diabéticos, sendo que as estimativas apontam para um crescimento ainda mais expressivo, podendo chegar à marca de 21,5 milhões nos próximos nove anos.
Diante de números tão expressivos, a informação e a conscientização se tornam cada vez mais importantes para o combate da doença.
Nesse sentido, preparamos um artigo mostrando 5 fatores de risco para a diabetes, como dicas de como se proteger desse problema.
Confira!
Consulte o endocrinologista da CLAF!
A diabetes é uma síndrome metabólica, caracterizada por uma deficiência de produção ou resistência à ação da insulina, um importante hormônio responsável pelo controle da quantidade de açúcar (glicose) na corrente sanguínea.
A insulina, por sua vez, é produzida no pâncreas, sendo responsável por retirar o açúcar do sangue e levar para dentro das células, a fim de cumprir suas funções no organismo.
Uma baixa produção desse hormônio ou uma ação ineficiente podem provocar um quadro de hiperglicemia, ou seja, uma alta concentração, permanente, de açúcar no sangue.
Por se tratar de uma doença metabólica, com origens múltiplas, a diabetes pode se manifestar de diferentes formas:
Vale ressaltar que por mais que existam diferentes tipos de diabetes, alguns sintomas são muito comuns entre eles, tais como:
Veja como é feito a consulta com endocrinologista na CLAF!
Nos tópicos abaixo, você confere os fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes que mais merecem a sua atenção.
O avanço da idade acarreta em uma série de alterações, tanto físicas quanto metabólicas.
Por conta disso, o corpo passa a ser mais suscetível a desenvolver determinadas doenças, como por exemplo a diabetes tipo 2, mais comum entre pessoas acima dos 45 anos de idade.
O acúmulo de gordura corporal traz consigo uma série de problemas perigosos para a saúde, entre eles o aumento de chance de desenvolvimento de um quadro de diabetes, especificamente a do tipo 2, por causar resistência à insulina.
Caso o ganho de peso não seja interrompido (ou revertido), vão se tornando cada vez maiores as chances de desenvolver a doença.
👉 Veja também:
Como saber se estou acima do peso?
Pacientes que possuem algum parentes em primeiro grau diabético, como pais, filhos ou irmãos, estão bem mais sujeitos a desenvolverem a doença, tendo em vista o impacto que o fator genético tem sobre a diabetes.
Por isso, é muito importante consultar o histórico familiar, para que possa ser definida, com maior exatidão, a probabilidade de desenvolver o problema e, se for o caso, iniciar um acompanhamento médico.
Outras doenças e condições também são consideradas fatores de risco para o desenvolvimento da diabetes, entre elas, destacam-se: a pressão arterial acima do normal e o colesterol alto.
A má alimentação, o sedentarismo e um alto consumo de produtos nocivos à saúde, como álcool e cigarro, contribuem, e muito, para o desenvolvimento da diabetes, assim como de uma outra série de doenças.
Por isso, é muito importante buscar por uma vida mais saudável, baseada em uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, exercícios físicos e um baixo consumo de alimentos açucarados e gordurosos.
👉 Leia também:
O endocrinologista é a referência para tratar a diabetes. Veja quais outras doenças ele trata!
Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre as características, tipos e fatores de risco para a diabetes.
A partir disso, o próximo passo é adotar melhores hábitos de vida e, de preferência, fazer uma avaliação com um endocrinologista.
Nesse sentido, considere a Clínica CLAF como sua opção!
Somos especializados em saúde feminina e dispomos de endocrinologistas, ginecologistas, cardiologistas, angiologistas e mastologistas, num ambiente confortável e acolhedor.
Conteúdos para complementar a sua pesquisa:
Se você está em Brasília ou Entorno, clique no link abaixo e agende seu atendimento conosco!
Powered By: Clínica da família