CLAF

Segunda a Sexta de 7h às 19h
Sábado de 7h às 12h

CLAF

(61) 3345-7679

DIU pode ser usado por quem nunca engravidou?

Dados divulgados por um artigo do jornal Folha de S. Paulo mostram que 52% do total de gestações ocorridas no Brasil, em 2020, não foram planejadas.

Diante de números tão expressivos, fica clara a preocupação que tantas mulheres têm quanto à utilização de métodos contraceptivos, dentre eles o DIU, um dos mais eficazes e – ainda assim – menos conhecidos pela população.

Essa importante opção ainda gera dúvidas e inseguranças. Uma delas é se o DIU pode ser usado por quem nunca engravidou.

Pensando nisso, preparamos este artigo com muitas informações, que trarão as respostas a esta e muitas outras dúvidas sobre esse tema.

Acompanhe!

Afinal, o que é o DIU e quais as suas vantagens?

O DIU – abreviação para dispositivo intrauterino – nada mais é que um pequeno dispositivo em formato de “T” ou de “Y” que, ao ser inserido próximo à entrada do útero, passa a liberar substâncias inibidoras, que impedirão o encontro de espermatozóides com o óvulo.

O DIU oferece opções – DIU de cobre ou de prata – que não utilizam hormônios e, por isso, não trazem riscos para a saúde da mulher como outros métodos fazem.

Conheça os sintomas, diagnóstico e tratamentos para a endometriose e aprenda a se cuidar!

As vantagens do DIU 

O DIU apresenta uma série de vantagens, se comparado a outros métodos de contracepção, como a pílula e a camisinha. Confira alguns benefícios na lista a seguir.

  • Menos efeitos colaterais que os métodos hormonais.
  • Maior segurança que os preservativos.
  • Índice de eficácia superior a 99%.
  • Útil no tratamento de algumas doenças ginecológicas, como a endometriose.
  • Vida útil de 5 a 10 anos, de acordo com o tipo de DIU.
  • Não aumenta o risco de problemas vasculares, como outros métodos.

Conheça mitos e verdades sobre o uso do DIU e esclareça todas as suas dúvidas acessando este artigo!

O DIU pode ser usado por quem nunca engravidou?

Uma das dúvidas mais comuns relacionadas ao uso do DIU é se mulheres que nunca engravidaram podem utilizar esse tipo de método contraceptivo.

A resposta é que os dispositivos intrauterinos não trazem risco à saúde de mulheres que nunca tiveram filhos, e sim, podem ser utilizados com segurança por mulheres que nunca tiveram filhos, incluindo as adolescentes.

Apesar desse mito ainda existir, ele não tem qualquer respaldo científico. A ação do DIU se dá pelo efeito do cobre (ou prata, em alguns casos) que envolve o dispositivo, e que neutraliza a ação dos espermatozoides, impedindo que eles façam a fecundação.

O cuidado que é preciso ter com o DIU diz respeito aos casos em que o organismo da mulher não se adapta a esse método, fazendo com que as contratações uterinas movam o dispositivo de lugar. Por isso é fundamental um acompanhamento próximo com o ginecologista nos primeiros meses de uso, para se certificar de que está perfeitamente posicionado e cumprindo seu papel.

Quer conhecer os prós e contras de outros métodos contraceptivos? Então confira 5 deles neste outro artigo do Blog!

Qual DIU escolher?

No mercado nacional podem ser encontrados três tipos de DIUs. Confira abaixo quais são eles, assim como suas principais caraterísticas.

1. DIU de Cobre 

Formado por uma estrutura plástica, envolvida por um fio de cobre, este tipo de DIU ocasiona a formação de uma “espuma biológica ” na cavidade do útero, que altera a vitalidade , a capacidade de locomoção e de fertilização  dos espermatozóides que estão se deslocando até o óvulo, impedindo que a fecundação ocorra.

Sua duração é de até 10 anos, e sua taxa de eficácia é superior a 99%.

Por não funcionar com a liberação de hormônios, o dispositivo não interfere no perfil hormonal da mulher nem na possibilidade imediata de engravidar, caso a mulher decida retirar o dispositivo.

Trata-se de uma ótima opção para as mulheres que não podem ou não querem utilizar métodos hormonais.

Vale destacar que este DIU pode, em algumas mulheres, aumentar a duração do ciclo menstrual, bem como a intensidade das cólicas.

2. DIU de Prata 

Este DIU funciona da mesma forma que o de cobre, citado anteriormente.

Sua principal diferença está em uma pequena concentração de prata que ajuda a diminuir o aumento do sangramento menstrual e das cólicas comumente relatadas pelas mulheres que utilizam o DIU de cobre. 

Sua validade também é um pouco menor – 5 anos – mas com a mesma taxa de proteção.

DIU de cobre à esquerda. DIU de prata à direita.

Quer conhecer todas as diferenças entre o DIU de cobre e o de prata? Então confira as informações deste artigo!

3. DIU Hormonal 

Também conhecido como DIU Mirena, essa opção libera doses mínimas e controladas do hormônio progesterona.

O mecanismo de ação do DIU hormonal inviabiliza a passagem de espermatozóides para o útero, por meio do engrossamento do muco cervical presente no interior da vagina.

Sua duração é de até 5 anos e sua taxa de eficácia está na casa dos 99,8%.

É recomendado para todas as mulheres, em especial para aquelas com fluxo menstrual intenso ou que apresentam endometriose, pois o mesmo também pode atuar no ciclo menstrual, diminuindo cólicas e o fluxo da menstruação.

Orientação e colocação do DIU: procure a CLAF!

Como vimos neste artigo, o DIU pode ser usado por mulheres que nunca engravidaram sem qualquer problema, desde que tudo seja acompanhado pelo ginecologista.

Os dispositivos intrauterinos são hoje uma das melhores alternativas para as mulheres, devido ao seu alto nível de proteção, baixo risco, longa duração e praticidade. Ainda assim, é fundamental que você converse antes com o ginecologista e verifique se este método é o mais indicado para o seu caso específico.

Nesse sentido, considere a Clínica CLAF como sua opção!

Somos especialistas em saúde da mulher e contamos com mastologistas, ginecologistas, cirurgia vascular, angiologistas, nutricionistas, endocrinologistas, obstetras e, agora também, cardiologistas.

Se você está em Brasília ou Entorno, agende online sua avaliação e venha cuidar da sua saúde conosco! 

QUERO UMA AVALIAÇÃO NA CLAF!

Também aceitamos diversos convênios. Acesse o link abaixo e veja se o seu convênio também está incluído!

CONVÊNIOS ACEITOS

Siga-nos também no Instagram, para receber mais dicas sobre saúde. Basta clicar neste link para acessar nosso perfil.

Powered By: Clínica da família