CLAF

Segunda a Sexta de 7h às 19h
Sábado de 7h às 12h

CLAF

(61) 99224-0208

DIU de prata e cobre: entenda as diferenças

DIU de prata e cobre é um método contraceptivo que é seguro, eficaz e com efeitos colaterais são mínimos. Esses são critérios importantes para escolher o melhor método para prevenir a gravidez.

DIU é a abreviação para dispositivo intrauterino, um dos métodos anticoncepcionais reversíveis mais eficazes para a prevenção da gravidez.

De acordo com o Manual de Planejamento Familiar, feito pela Organização Mundial da Saúde, este método fica lado a lado com a ligadura de trompas, a vasectomia e os implantes subcutâneos, em termos de eficácia. 

Atualmente existem 3 tipos de DIU, que podem ser divididos em 2 grupos:

  • Não hormonais: de cobre ou de prata.
  • Hormonais: Mirena (ou Kyleena). 

Neste artigo, falaremos sobre o grupo dos dispositivos intrauterinos não hormonais, seu funcionamento e suas principais diferenças. Acompanhe!

Para que serve o DIU de prata e cobre?

A principal função do DIU é a prevenção da gravidez. No caso dos DIUs não hormonais, isso acontece pela liberação controlada de íons de cobre, que promovem um pequeno quadro inflamatório no endométrio e alterações na consistência do muco intrauterino. 

Todos esses processos tornam o útero um ambiente hostil para a sobrevivência e locomoção dos espermatozóides, além de impedir a fixação de possíveis óvulos fecundados no endométrio. 

Como é feita a colocação do DIU? 

A colocação do DIU deve sempre ser feita por um ginecologista ou obstetra, em um consultório médico de sua confiança.

O procedimento costuma durar entre 15 a 20 minutos e inclui a limpeza, a medição e a análise do direcionamento do colo do útero para garantir que a colocação do dispositivo seja feita de forma segura, bem posicionada e com o mínimo incômodo. 

Com o canal vaginal mantido aberto com o auxílio do espéculo, o ginecologista irá posicionar o DIU no fundo do colo do útero, por meio de um aplicador. Os fios do DIU devem ser mantidos e cortados rente à entrada do colo do útero para não causarem incômodo. 

O procedimento pode ser feito com a aplicação ou não de anestesia. Isso vai depender da preferência e da sensibilidade de cada mulher.

diu de prata e cobre

 

Quais os benefícios do DIU?

Como já mencionamos, o DIU é um método contraceptivo extremamente eficaz e com baixíssima margem de erro – abaixo de 1%.

Uma das razões para ser tão eficiente é que esse método não depende de manutenção e disciplina diária por parte da mulher, como no uso das pílulas concepcionais – que precisam ser sempre tomadas todos os dias, sempre no mesmo horário.

Outro benefício do DIU é que ele começa a fazer efeito assim que é colocado. No entanto, os médicos costumam recomendar que a mulher aguarde ao menos 24 horas para ter relações sexuais. Outra recomendação de alguns profissionais é aguardar ao menos 7 dias para suspender o método anticoncepcional que ela utilizava anteriormente.

DIU de prata e cobre

Além disso, após o primeiro mês, caso o dispositivo esteja bem posicionado, em geral não há necessidade de novas reavaliações.

Mais uma vantagem do DIU é ser um método contraceptivo totalmente reversível e que não altera a capacidade reprodutiva da mulher no longo prazo. Ou seja, assim que é retirado, a mulher volta a ter toda sua capacidade reprodutiva de antes da colocação. 

Outro benefício apontado é o tempo de ação, já que DIU pode ser mantido por até 5-10 anos, dependendo do material e da composição. 

Finalmente, o dispositivo e sua colocação também são cobertos por boa parte dos planos de saúde

Saiba mais!

DIU: o que é, seus tipos e como funciona

Diu de cobre ou de prata: veja as diferenças

De modo geral, o DIU de cobre e o DIU de prata funcionam da mesma maneira: evitam a gravidez através dos mínimos processos inflamatórios gerados no útero pelos íons de cobre. 

Um ponto muito importante sobre esses dois tipos de DIU é que nenhum deles utiliza hormônios, o que pode ser uma melhor opção para quem não pode ou não quer fazer um tratamento hormonal contraceptivo

A principal diferença entre os dispositivos está na composição, no formato e na durabilidade.

Acompanhe abaixo as principais diferenças:

DIU de prata ou DIU de cobre: Composição

Enquanto o DIU de cobre é composto por uma estrutura plástica, com revestimento de cobre nas hastes e na base, o DIU de prata é composto pela mesma estrutura plástica, mas com as hastes revestidas de prata e a base revestida por uma mistura de cobre e de prata. 

Assim, apesar de os dois dispositivos possuírem cobre em sua composição, o DIU de prata possui muito menos. 

A menor quantidade de cobre, segundo alguns médicos, diminui o processo inflamatório na região uterina, o que seria responsável pela redução do fluxo menstrual e das cólicas apresentadas por algumas mulheres. Porém, esses resultados ainda não foram comprovados por estudos formais. 

O que se sabe sobre os efeitos benéficos da prata é que ela atua mantendo a estabilidade do cobre e prevenindo que ocorra a fragmentação do mineral. Tudo isso aumenta a eficiência do dispositivo. 

DIU de Prata ou DIU de cobre: Formatos

Em relação aos formatos, o DIU de cobre geralmente é encontrado em formato de um “T” e tem o comprimento de 36 mm, com 32 mm de envergadura.

Já o DIU de prata tem um formato mais parecido com um “Y” e tem tamanho mais reduzido. Este formato costuma ser mais indicado para mulheres com úteros menores. Além disso, o formato em “Y” costuma facilitar a colocação e a retirada do dispositivo.

DIU de prata e cobre

DIU de prata ou Diu de cobre: Durabilidade

Um dos pontos positivos do DIU de cobre é a sua durabilidade, que pode chegar a até 10 anos, sem a necessidade de manutenção constante.

Já para o DIU de prata, a durabilidade cai para no máximo 5 anos, ficando no mesmo patamar do DIU hormonal. A razão para isso está justamente na menor quantidade de cobre na composição. 

Saiba mais!

Colocar DIU dói? Saiba o que é mito ou verdade sobre esse assunto

Diu de prata e cobre em Brasília (DF)

Se você está pensando em colocar o DIU, o primeiro passo é agendar uma consulta com o ginecologista, para que ele possa avaliar seu caso e, juntos, vocês possam fazer a melhor escolha quanto ao método contraceptivo, seja o DIU de cobre ou de prata, além das outras opções disponíveis.

E se você ainda está em dúvida sobre qual tipo de DIU é melhor para você, não se preocupe. Na CLAF você vai encontrar todo o suporte e esclarecimento de dúvidas para deixá-la segura e tranquila durante todo o processo.

—————————

A CLAF é a referência em saúde da mulher e conta com uma equipe especializada de ginecologistas, mastologistas, obstetras, endocrinologistas e angiologistas. 

Se você está em Brasília ou Entorno, agende online sua consulta e venha cuidar da sua saúde conosco!

Leia também!

Conheça os métodos anticoncepcionais

Powered By: Clínica da família