Só de você estar lendo este artigo, já nos deixa felizes! O Outubro Rosa é um movimento que surgiu nos Estados Unidos há 30 anos, criado pela Fundação Susan G. Komen for Cure, com a intenção de informar, conscientizar e prevenir o câncer de mama.
Mas por que esse movimento é tão importante? Nós estamos falando do tipo de câncer que responde por 25% de todos os casos de câncer em mulheres, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
São milhares de mulheres que podem ser influenciadas positivamente, se tiverem a informação e os cuidados certos. Então veja 5 formas de participar!
O primeiro cuidado é com você! Ao cuidar de si mesma, você já está participando do Outubro Rosa.
Manter hábitos saudáveis, como atividades físicas regulares, dieta saudável, consumo moderado de álcool e ficar atenta ao peso já é capaz de reduzir as chances de câncer de mama em até 30%, segundo o INCA.
A Organização Mundial da Saúde recomenda que você realize algum tipo de atividade física por pelo menos 150 minutos por semana; algo como 30 minutos por dia, 5 vezes por semana. Vale correr, caminhar, subir escadas, ir à academia, dançar: qualquer atividade física é válida. O importante é não ficar parada. Veja estas ideias no site do Ministério da Saúde!
Outras práticas também associadas à prevenção do câncer de mama são o incentivo à amamentação (isso mesmo!) e controlar bem o uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal.
Converse com seu médico!
Informação boa a gente não junta, a gente espalha!
Uma das principais armas que temos para combater o câncer de mama durante todo ano é espalhar informação; tanto sobre a doença quanto sobre a prevenção.
Durante o Outubro Rosa, as luzes em tons de rosa nas fachadas dos prédios, monumentos, estátuas, pontes, teatros nos centros urbanos, ou mesmo o ato de usar a fitinha rosa já são formas de espalhar a mensagem de cuidado e prevenção para um número cada vez maior de pessoas ao redor do mundo.
E, para participar ativamente, basta aumentar o alcance dessa mensagem, falando sobre esse movimento na sua empresa e em seu círculo de amigos e familiares. Use suas redes sociais para promover essa causa tão importante. Achou um conteúdo legal na internet? Mostre pra mais gente! Pode ter alguém precisando ver essa mensagem.
E como ajudar quem já está ajudando?
Ao redor do mundo, existem ONGs dedicadas ativamente ao controle e prevenção do câncer de mama durante o ano todo. Essas instituições fazem um trabalho incrível, dando acesso a informação, tratamento e exames a pessoas nas mais diversas situações.
No Brasil não é diferente! Se você quer ajudar uma ONG que trabalhe na prevenção do câncer de mama, a FEMAMA reúne uma base de dados com mais de 70 ONGs espalhadas em diferentes estados brasileiros, prestando serviços em prol da saúde feminina.
Neste link você encontra uma ONG no seu estado. Seja contribuindo com doações, atuando como voluntário ou compartilhando iniciativas como estas, você também pode ajudar no combate ao câncer de mama.
Isso você mesma pode fazer! A recomendação é de que o autoexame das mamas seja feito todos os meses por mulheres acima de 20 anos, de preferência no sétimo dia após o início do ciclo menstrual.
O principal objetivo do autoexame é permitir que as mulheres consigam identificar nódulos e alterações nas mamas o mais cedo possível, acelerando o diagnóstico de possíveis casos de câncer de mama ou de outras alterações, como caroços ou secreções.
O autoexame pode ser realizado pela própria mulher, deitada, de pé ou em frente ao espelho.
É importante lembrar que, apesar de ser um recurso muito útil para perceber alterações nas mamas, o autoexame não substitui os exames de rotina, como a mamografia, especialmente para mulheres acima dos 40 anos.
Leia mais sobre:
Como realizar o autoexame de mama?
Como Funciona o Tratamento Para Câncer de Mama
Quando você fez seu check-up pela última vez?
Apesar de ser importante o autoexame das mamas, só os exames de imagem são capazes de detectar alterações ainda muito pequenas e iniciais, às vezes anos antes de serem percebidas ao toque. E a mamografia é o principal desses exames!
Geralmente incluída no check-up anual da mulher a partir dos 40 anos, a mamografia pode ser feita antes, caso o ginecologista ou o mastologista entenda que é necessário, como, por exemplo, em casos de histórico familiar de câncer de mama.
Sua eficiência em detectar alterações em estágios iniciais é seu maior diferencial. E, nesses casos, a rapidez na descoberta é fator decisivo para a cura, além de tornar o tratamento mais rápido, simples e eficaz.
Para mulheres abaixo dos 40 anos, o exame mais utilizado é a ultrassonografia (ou ecografia) mamária.
Leia mais sobre:
Mamografia ou ecografia mamária
Fique longe do coronavírus, não do seu médico!
Com a pandemia do novo coronavírus, muitos de nossos hábitos precisaram mudar, e as visitas ao médico também.
Dados da Prefeitura de São Paulo, mostram uma queda de mais de 63% nas consultas com mastologista em 2020, por conta da pandemia.
Além de uma redução muito grande nos exames de mamografia.
Manter o distanciamento social e ficar em casa são medidas importantes para a prevenção de casos do novo coronavírus, mas isso não significa abandonar outros cuidados igualmente importantes.
As estatísticas mostram que as taxas de recuperação para quadros de câncer de mama diagnosticados em estágios iniciais ficam acima dos 90%; um dos motivos pelo qual o Outubro Rosa é tão importante!
Para se sentir mais segura, faça o uso correto da máscara e do álcool em gel nas mãos e nos objetos e escolha uma clínica que tome os devidos cuidados. Com cuidado e atenção, suas idas ao médico não serão um problema.
Leia mais:
Check-up da mulher durante a quarentena: é seguro adiar?
Durante todo o ano e especialmente no Outubro Rosa, a Clínica CLAF tem como bandeira o combate ao câncer de mama! Nosso time de ginecologistas e mastologistas estão preparados para te acolher e cuidar.
Nosso espaço físico oferece toda a estrutura necessária para oferecer o melhor cuidado. Se você está em Brasília e precisa de consultas ou exames, fale conosco!
Leia também:
Powered By: Clínica da família