Também conhecido como termoablação a laser, o tratamento a laser para varizes é um procedimento muito eficiente para eliminar varizes pequenas ou médias. Também pode auxiliar no tratamento cirúrgico para veias mais profundas (safenas).
Em comparação com os outros métodos, o tratamento a laser para varizes é considerado menos invasivo, menos doloroso e de mais rápida recuperação.
Neste artigo, a gente te mostra em quais casos o tratamento é indicado, como é feito o procedimento e onde você pode fazê-lo!
Quando falamos de cirurgias para tratamento de varizes, precisamos lembrar que existem diversos métodos disponíveis hoje, cada um com sua indicação mais favorável.
Especificamente falando da cirurgia a laser (ou termoablação a laser), essa opção cirúrgica é a mais indicada hoje para veias maiores e mais profundas, como nos casos da safena, safena magna, safena parva ou safenas acessórias, em lugar da cirurgia tradicional, denominada também de stripping.
O tratamento a laser também é um método indicado para pessoas que não queiram ou não possam realizar um tratamento químico, conhecido como escleroterapia, seja por aversão às agulhas ou por alergia aos produtos utilizados.
Contudo, é necessário ressaltar que, em alguns casos, apenas a intervenção a laser pode não ser o suficiente para eliminar completamente o problema.
Sendo assim, a definição da melhor linha de tratamento será sempre definida a partir da avaliação do seu quadro pelo médico angiologista, que é o profissional especializado no tratamento de veias e artérias.
Saiba mais!
Quais são os riscos de não tratar as varizes?
As varizes são veias dilatadas – azuladas, arroxeadas ou avermelhadas – que se tornam bastante aparentes especialmente nos membros inferiores. Os pequenos vasinhos percebidos nas pernas são chamados de telangiectasia, e as veias maiores, mais profundas e dilatadas, são chamadas de varizes.
As varizes são o sinal mais aparente de um um quadro maior, chamado de insuficiência venosa crônica, no qual a pessoa apresenta uma redução da capacidade circulatória do corpo, como um todo, se manifestando mais claramente através das varizes.
Geralmente as varizes são acompanhadas de uma série de sintomas, como:
Apesar de ser um problema prevalente em cerca de 38% da população brasileira – com destaque para mulheres, que são as mais afetadas – muita gente pode ainda não estar ciente dos verdadeiros riscos das varizes. Afinal, as varizes não representam apenas uma preocupação estética.
Na realidade, as varizes podem representar riscos sérios à saúde se não forem tratadas, que vão desde crises de eczema, até quadros com alto risco de morte, como a embolia pulmonar. Por essa razão, o tratamento é tão importante.
Saiba mais!
Varizes: o que são, causas e tratamentos
O tratamento a laser para varizes é baseado no princípio da termoablação. Isto é, baseado na ação do calor nas paredes de vasos sanguíneos por meio da energia luminosa (laser) para fechar e destruir as veias danificadas de forma terapêutica. Dessa forma, elas não ficarão mais tão aparentes.
Com a paciente sentada ou deitada, o angiologista posiciona o laser transdérmico sobre a pele, logo acima das veias varicosas.
O procedimento é rápido, clínico, realizado pelo próprio angiologista (para casos mais leves de varizes) e dura de 20 a 30 minutos. Um dos grandes diferenciais do tratamento a laser para as varizes é a rapidez no tempo de recuperação.
Assim, a paciente não fica internada e pode retornar às atividades cotidianas logo no dia seguinte, até mesmo podendo realizar atividades físicas leves a moderadas.
Veja como é feito a consulta com endocrinologista na CLAF!
Nesse caso, o procedimento é caracterizado como uma microintervenção cirúrgica, que acontece pela introdução de uma fibra na veia doente, com o auxílio de um aparelho de ultrassom para localizar a área afetada pelas varizes.
Encontrado o local, a energia térmica é aplicada diretamente nas paredes dos vasos sanguíneos dilatados. Esse método geralmente é utilizado para o tratamento em casos de veias mais profundas.
Apesar de sua indicação para veias maiores e mais calibrosas, esse procedimento também não costuma gerar complicações, tendo uma recuperação também rápida, sendo o paciente liberado logo após o procedimento.
Saiba mais!
Angiologista: quando procurar um?
Conviver com varizes pode ser um processo doloroso e limitante para muitas pessoas, com dores frequentes, cansaço e preocupações estéticas.
Felizmente hoje não é mais necessário conviver com essas limitações e incômodos. O tratamento das varizes é necessário não só para impedir condições de saúde mais sérias, como também, preservar e melhorar a qualidade de vida.
Por isso, se você tem varizes ou conhece alguém que tenha, o primeiro passo é a consulta com o médico angiologista. Ele é o profissional mais qualificado para indicar o tratamento indicado para o seu caso.
A escolha de um local especializado e confiável é também um importante para que você possa obter o resultado mais satisfatório.
A Clínica CLAF é referência no atendimento da mulher, contando com uma equipe de médicos especializados nas áreas de Ginecologia, Obstetrícia, Mastologia, Reprodução Humana, Endocrinologia e Angiologia.Se você está em Brasília ou Entorno, agende online seu atendimento hoje mesmo e venha cuidar da sua saúde conosco!
Powered By: Clínica da família