Angiologista no consultório

Embora normalmente não esteja presente no check-up anual tradicional, o angiologista é o profissional que cuida do sistema circulatório. Ele é especialista em vasos sanguíneos e linfáticos. 

Sendo assim, trata da circulação de nutrientes, sangue e oxigênio pelo corpo, elementos essenciais para o bom funcionamento do organismo. 

Descubra neste artigo como identificar que é a hora de procurar um angiologista, quais são as principais doenças que esse profissional trata e também por que não adiar a consulta com ele!  

Quando se deve procurar um angiologista?

Muitas pessoas só têm o hábito de procurar o angiologista quando alguma das doenças circulatórias já se manifestou. No entanto, isso pode dificultar bastante o tratamento. Dessa forma, é importante se atentar a sintomas que aparentemente parecem inofensivos, como: 

  • Dores nas pernas;
  • Câimbras;
  • Coceiras;
  • Inchaço nos membros;
  • Dormência na panturrilha.

Todas essas manifestações podem ser indícios de problemas de circulação sanguínea ou linfática. Uma vez que esses sintomas se manifestem com frequência, sem uma causa já conhecida, consulte o angiologista para se certificar da saúde do seu corpo. 

Consulta com angiologista Brasília-DF

Quais as doenças tratadas pelo angiologista?

O angiologista diagnostica e trata alguns problemas nos vasos circulatórios, veias dilatadas e varizes. Veja alguns exemplos de doenças que são tratadas por um angiologista DF.

1. Varizes

Varizes são veias dilatadas que inviabilizam a circulação do sangue. Esse vasos se dilatam por causa do envelhecimento do organismo. Em alguns casos, o incômodo pode ser puramente estético, uma vez que, por causa da má circulação sanguínea, o sangue fica retido em determinados pontos. Por conta disso, as veias ficam escuras e aparecem na pele. 

No entanto, existem situações em que as varizes causam dor, desconforto e podem evoluir para doenças circulatórias mais graves.

Leia também: 
Varizes o que são, causas e tratamentos
Como evitar varizes: não perca essas 7 dicas!

2. Aneurisma

O aneurisma também acontece por causa de dilatações. A diferença é que essa dilatação é nas artérias – outras estruturas responsáveis pela circulação de sangue. 

Essa condição surge devido a doenças, como hipertensão arterial. Se não tratada, pode levar ao rompimento de vasos. 

3. Vasculite

A vasculite surge quando as veias e as artérias inflamam. Nesse caso, o sangue é transportado mais lentamente. Dessa forma, alguns órgãos e regiões ficam mal vascularizadas. 

Os sintomas podem incluir dores musculares e nas articulações, além de cansaço.

4. Aterosclerose

A aterosclerose é uma doença que deve ser tratada ainda nas fases iniciais. Ela é causada pelo acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos. 

E essa aglutinação de gordura, em estados avançados, causa a obstrução dos vasos pode levar a desoxigenação de órgãos e até mesmo infartos. 

5. Trombose 

A trombose é uma obstrução nas veias da pernas ou coxas. Ela acontece devido à formação de um coágulo sanguíneo que bloqueia os canais venosos. Costuma ser mais comum em mulheres.

Quais exames o angiologista DF pode solicitar?

Durante a consulta, o médico deverá realizar exames para identificar se o paciente realmente apresenta alguma complicação circulatória. Para o diagnóstico, ele pode solicitar exames, como:

  1. Angiografia;
  2. Eco doppler;
  3. Capilaroscopia;
  4. Tomografia;
  5. Ressonância magnética;
  6. Radiografia.

Casos mais graves e patologias mais avançadas podem precisar de intervenção cirúrgica.

Por que procurar um angiologista?

Você sabia que patologias que acometem os vasos sanguíneos e linfáticos são mais comuns em idosos, devido ao envelhecimento do corpo?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, problemas venosos atingem cerca de 70% da população brasileira com mais de 50 anos. Então, se você está nessa faixa etária, você deve realizar check-ups mais frequentes com o angiologista, a fim de evitar e tratar esses males.

Ainda, se apresenta alguns dos sintomas listados neste artigo, independentemente da sua idade. é importante que marque uma consulta com o angiologista, a fim de investigar o quadro.  

Está em busca de um angiologista em Brasília? 

Agende uma consulta e conheça nossos especialistas.

Clique aqui para conferir os convênios que atendemos.

Ressaltamos a importância de sempre manter o check-up em dia para você se prevenir e cuidar da sua saúde. 


0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?