Candidíase: sintomas e tratamentos!

De acordo com dados de 2020, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), cerca de 52% das mulheres brasileiras já foram diagnosticadas, pelo menos uma vez, com candidíase.

Mesmo sendo um problema tão frequente, muitas mulheres (e meninas) ainda não sabem identificar claramente quando isso está ocorrendo, o que leva à demora em buscar ajuda médica e resolver logo o incômodo.

Neste conteúdo, você vai encontrar informações sobre os sintomas e os possíveis tratamentos para a candidíase, além de dicas de como evitar.

Acompanhe!

O que é a candidíase?

Esta doença nada mais é que uma infecção causada por um fungo, neste caso, o Candida albicans. O que muitas mulheres podem não saber é que esse micro-organismo pode ser encontrado por todo o nosso corpo, especialmente na mucosa vaginal e no trato intestinal.

Normalmente, esse fungo não causa nenhum tipo de problema médico. Porém, a infecção pode ser causada por diferentes fatores, como:

  • Situações de estresse contínuo.
  • Baixa imunidade.
  • Alterações hormonais.
  • Uso de certos tipos de medicamentos.

Na maioria das vezes, esse fungo acomete a região genital e áreas próximas  à virilha.

Vale ressaltar, ainda, que mesmo não sendo categorizado como uma infecção sexualmente transmissível (IST), a candidíase também pode ser transmitida durante o ato sexual.

Você sabe por que ficar com o biquíni molhado pode prejudicar sua saúde íntima? Veja a explicação neste artigo!

Principais sintomas da candidíase!

Antes de continuarmos, é importante destacar que a candidíase não afeta somente as mulheres, podendo atingir também os homens, porém com sintomas diferentes em cada caso.

Dito isso, vamos aos principais sintomas, segmentados de acordo com cada sexo.

Nas mulheres 

  • Presença de corrimento vaginal esbranquiçado ou em grumos.
  • Coceira intensa na região íntima.
  • Dor, incômodo e ardência nas relações sexuais.
  • Vermelhidão na pele da região íntima;
  • Fissuras na pele da região íntima;
  • Ardor ao urinar.

👉 Por mais que seja um sintoma muito característico da candidíase, a coceira vaginal e na região íntima não é exclusividade desse quadro. Veja neste outro artigo todas as possíveis causas da coceira vaginal.

Nos homens 

  • Presença de manchas vermelhas ao longo do pênis;
  • Inchaço leve;
  • Aparição de pequenas lesões em formato de pontos;
  • Coceira na região íntima;
  • Ressecamento da pele da região íntima;
  • Ardor ao urinar.

Mesmo com tantos sinais, é comum se deparar com casos assintomáticos, ou seja, quando a infecção ocorre sem a manifestação de quaisquer tipos de sintomas, o que pode vir a dificultar o diagnóstico e, consequentemente, o tratamento da doença. Por isso é fundamental estar atento(a) a qualquer alteração na região.

Como é tratada a candidíase?

O tratamento da candidíase consiste, na maioria dos casos, no uso de cremes e pomadas tópicas, aplicados na região íntima, algumas vezes ao dia, de acordo com cada caso.

Além disso, em casos mais sérios, pode ser indicado o uso de comprimidos antifúngicos e/ou corticóides, para uma melhor diminuição da irritação causada pelo fungo.

Complementar a isso, também podem ser recomendadas algumas ações para prevenir o reaparecimento da candidíase, como um cuidado redobrado com a higiene íntima, além de uma maior atenção aos pontos listados acima, que são os principais fatores de risco.

👉 Muito se fala sobre o uso de sabonetes íntimos pelas mulheres, como forma de prevenção à candidíase e outros problemas genitais. Será que isso procede? Descubra a resposta neste outro artigo do nosso Blog.

CLAF: sua clínica de ginecologia em Brasília!

Esperamos que este artigo tenha te ajudado a entender melhor os principais pontos acerca da candidíase, como sintomas e possíveis tratamentos.

Agora, para que você possa diagnosticar e tratar da doença de forma precoce, é essencial o acompanhamento médico, de preferência com um bom ginecologista.

Para isso, considere a Clínica CLAF como sua melhor opção!

Somos especializados em cuidados com a saúde feminina e contamos com uma equipe de profissionais nas mais diversas áreas, como angiologia, ginecologia, obstetrícia, endocrinologia e cardiologia.

Se você está em Brasília ou Entorno, agende agora sua avaliação e venha cuidar da sua saúde conosco! 

QUERO UMA AVALIAÇÃO NA CLAF!

Aproveite para nos seguir também no Instagram e receber mais dicas sobre saúde e bem-estar. Basta clicar neste link!

0 Comentários

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?