Partos e pré-natal de alto risco

Nas gestações de alto risco, a decisão pelo tipo de parto mais adequado deve ser tomada de
acordo com cada caso e tanto a gestante quanto sua família devem receber todas as
informações sobre as opções, os riscos e as vantagens que cada um traz. A gravidez de alto risco
não é sinônimo de cesariana, mas a indicação pela via de parto deve ser feita pelo profissional que
está acompanhando a gestação, lembrando que o risco de parto prematuro é maior nesses casos.

Quando uma gravidez é

considerada de alto risco?

Uma gravidez pode ser considerada de alto risco por diversas razões, seja quando a gestante é diagnosticada com alguma doença (como a diabetes gestacional), quando surge alguma mudança no estado normal durante a gravidez ou ainda quando é detectada uma alteração no feto durante os exames do pré-natal.

 

Doenças como diabetes, hipertensão arterial, problemas cardíacos e renais, além de outras doenças crônicas e de doenças infectocontagiosas (como rubéola e toxoplasmose), também aumentam os riscos de complicações.

 

Mulheres que tiveram algum problema em uma gravidez anterior, que tenham baixo peso ou sejam obesas, com idade abaixo dos 15 anos e acima dos 35, fumantes ou que façam uso de álcool, drogas ou medicamentos também fazem parte do grupo de risco.

 

Além disso, ao sinal de sintomas, como sangramento vaginal, dores de cabeça severas, dores ou cólicas na parte de baixo do ventre, corrimento vaginal aquoso, contrações regulares ou frequentes – sensação de aperto no abdômen, dor ou ardor ao urinar, alterações na visão, ou qualquer outra irregularidade, consulte-se com o seu médico.

Qual a importância do

acompanhamento?

O pré-natal funciona de maneira diferente em uma paciente de alto risco. Em geral, é necessário fazer mais do que uma consulta por mês com o ginecologista-obstetra ou até mesmo consultar-se com um especialista durante a gestação.

 

Os exames laboratoriais e de imagem tendem a ser solicitados com mais frequência, a fim de avaliar se o bebê está sofrendo com a condição da mãe.

 

Nesse sentido, é fundamental contar com uma equipe médica especializada em atender a todo tipo de adversidade. O momento é delicado, mas, quando acompanhado por médicos experientes pode ser contornado com mais segurança.

Por que realizar sua consulta na

Clínica da Família?

A CLAF – Clínica da Família é voltada para o atendimento familiar, tendo como resultado um acompanhamento pessoal e humanizado para todos os seus pacientes. Conta com um corpo clínico especializado e multidisciplinar, e com um atendimento de excelência durante toda a experiência com a Clínica.

Dentre as especialidades do nosso corpo clínico, dispomos de atendimento nas seguintes áreas: Ginecologia, Obstetrícia, Mastologia, Endocrinologia, Angiologia, Cirurgias Vasculares e Cirurgias Ginecológicas.

Também atendemos aos principais planos de saúde (consulte-os aqui) e dispomos de excelentes condições para consultas no particular.

Fazer login com suas credenciais

Esqueceu sua senha?