CLAF

Segunda a Sexta de 7h às 19h
Sábado de 7h às 12h

CLAF

(61) 99224-0208

Miomectomia: o que é, indicações e como é feito?

Os miomas uterinos são nódulos benignos que surgem no útero, geralmente em mulheres na idade fértil. Apesar de não serem cancerígenos, eles podem causar sintomas como cólicas menstruais intensas, sangramentos anormais e até infertilidade, dependendo da sua localização e tamanho.

O que são miomas uterinos?

Miomas são tumores benignos formados por tecido muscular e fibroso no útero. Eles podem variar de tamanho, desde pequenos e assintomáticos até grandes o suficiente para gerar desconforto e complicações.

Existem diferentes tipos de miomas, classificados pela localização:

  • Subserosos: Crescem na parte externa do útero.
  • Intramurais: Desenvolvem-se na parede muscular do útero.
  • Submucosos: Localizam-se dentro da cavidade uterina e são os mais associados a problemas de sangramento e infertilidade.

Veja também: Câncer de colo do útero: causas, sintomas e tratamento

Como é feita a cirurgia para miomas?

O tratamento cirúrgico dos miomas é realizado por meio de uma miomectomia, que pode ser executada de três formas principais:

Miomectomia Abdominal

Esse procedimento é semelhante a uma cesárea, onde o médico faz um corte na região abdominal para remover os miomas. É indicado para casos em que os nódulos são grandes ou em maior quantidade.

Miomectomia Laparoscópica

Nesta técnica, são feitos pequenos cortes no abdome, por onde o cirurgião insere instrumentos cirúrgicos e uma câmera. É geralmente indicada para miomas localizados na superfície do útero (subserosos) ou na parede uterina (intramurais).

Miomectomia Histeroscópica

Utiliza um aparelho chamado histeroscópio, introduzido pela vagina, para acessar o interior do útero. É o método recomendado para miomas submucosos, localizados na cavidade uterina.

Todas as técnicas são realizadas em centro cirúrgico e, geralmente, a recuperação requer repouso relativo de até uma semana.

Quais são as indicações da miomectomia?

A cirurgia é indicada nos seguintes casos:

  • Miomas grandes que causam compressão em órgãos vizinhos.
  • Sangramentos menstruais intensos que afetam a qualidade de vida.
  • Dificuldades para engravidar ou infertilidade relacionada aos miomas.
  • Dor pélvica constante que não melhora com medicamentos.

Quando buscar ajuda?

Se você apresenta sintomas como ciclos menstruais muito dolorosos, sangramentos fora do normal ou dificuldades para engravidar, é essencial procurar um ginecologista. Apenas um profissional pode avaliar a gravidade dos miomas e indicar o melhor tratamento para o seu caso.

Agende sua Consulta na Clínica CLAF

Na Clínica CLAF, contamos com especialistas em ginecologia e infraestrutura completa para o diagnóstico e tratamento de miomas uterinos. Agende sua consulta em uma de nossas unidades:

  • Asa Sul: Quadra SHLS 716, Conjunto L, Torre 1, Salas 06 e 08 – Brasília, DF.
  • Águas Claras: QS 03, Lotes 03/05/07, Edifício Pátio Capital, Sala 230 – Taguatinga, DF.

Quero AGENDAR atendimento na CLAF

Powered By: Clínica da família