CLAF

Segunda a Sexta de 7h às 19h
Sábado de 7h às 12h

CLAF

(61) 99224-0208

Miocardite e Covid-19: entenda essa relação!

Os efeitos – de curto, médio e longo prazos – provocados pelo novo coronavírus ainda é motivo de estudo por especialistas ao redor do mundo.

Os sintomas e as sequelas para quem teve a Covid-19 continuam se apresentando de formas diferentes e variando de paciente para paciente. E uma das possíveis complicações são os problemas cardíacos, como a miocardite.

A miocardite é uma doença causada por uma inflamação no músculo cardíaco, provocada por vírus, fungos ou bactérias, normalmente como consequência de alguma outra infecção que não foi bem tratada ou que não se curou completamente.

Há algum tempo, os médicos passaram a perceber uma relação entre miocardite e Covid-19. E se você quer entender essa relação, continue a leitura!

O que é miocardite e qual sua relação com a Covid-19?

Como dito no início, a miocardite é uma inflamação que acomete o coração, sendo provocada principalmente pela ação de vírus, como é o caso da Covid-19.

Como os efeitos provocados pela infecção pelo novo coronavírus ainda são recentes e sem muitos estudos, os especialistas ainda são receosos em afirmar relações muito claras para a ação do vírus nos casos de miocardite.

As maiores suspeitas estão no fato de que, ao enfraquecer o sistema imunológico, a Covid-19 abre portas para que o vírus se aloje no coração, levando à miocardite. Outra linha de investigação também estuda uma maior afinidade do vírus com o tecido cardíaco.

Trata-se de uma relação semelhante à de outras doenças infecciosas, que também favorecem a ocorrência da miocardite, como gripes, doença de Chagas, febre reumática, catapora e, até mesmo, a AIDS.

Por isso, é extremamente importante ficar atento aos sintomas e procurar pela avaliação de um cardiologista, assim que possível, em casos de infecção pelo novo coronavírus.

Outro sintoma que tem sido associado a quadros de Covid-19 é a trombose. Mas qual será a relação entre essas duas doenças? Saiba mais neste artigo:

A Covid-19 pode provocar trombose?

Como saber se estou com miocardite.

Nos casos mais leves da doença, a miocardite não apresenta nenhum sintoma. Em geral, nesses quadros, nosso próprio sistema imunológico se encarrega de combater o agente infeccioso e resolver o problema, sem que seja preciso qualquer tipo de tratamento.

No entanto, em quadros mais graves, com infecções mais severas e longas, diversos sintomas cardíacos podem ser observados, como:

  • Febre.
  • Dor no peito.
  • Batimento cardíaco irregular.
  • Sensação de falta de ar.
  • Cansaço excessivo.
  • Inchaço das pernas e pés.
  • Tonturas.

Mesmo nos quadros com sintomas mais leves, é fundamental a avaliação de um cardiologista, para investigação do caso e definição da melhor linha de tratamento.

A evolução da miocardite para quadros mais graves pode levar a situações de insuficiência cardíaca (redução da capacidade do coração), arritmias e até de morte súbita.

É comum associarmos dores no peito com problemas no coração. Mas será que essa relação é sempre verdadeira? Saiba a resposta neste artigo: 

Dor no peito é sempre sinal de problema cardíaco?

Quem devo procurar em caso de sintomas?

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre a relação entre miocardite e a Covid-19. Como a ação do novo coronavírus ainda gera muitos pontos de interrogação, diversos aspectos ainda não são totalmente claros para a medicina.

Porém, independentemente de ter sido causada pela Covid-19 ou por outro agente infeccioso, os quadros de miocardite precisam ser investigados o quanto antes por um médico cardiologista, a fim de evitar maiores complicações à saúde do seu coração.

A Clínica CLAF – referência nos cuidados com a saúde feminina – conta agora também com o serviço de cardiologia. Nossos profissionais, capacitados e atenciosos, estão prontos para todos os cuidados necessários com a saúde do seu coração.

Caso você esteja em Brasília ou Entorno, agende online agora mesmo seu atendimento, aí mesmo do seu celular, computador ou tablet, e venha cuidar da sua saúde conosco! 

Quero agendar meu atendimento na CLAF!

Powered By: Clínica da família