A ecografia mamária e a mamografia são exames fundamentais especialmente para os cuidados preventivos da mulher e para o diagnóstico do câncer de mama.
O diferencial entre ambos é que enquanto a mamografia costuma ser indicada a partir dos 40 anos, a ecografia mamária beneficia pacientes já a partir da primeira menstruação.
Para conhecer os principais diferenciais entre os exames, acompanhe o artigo!
De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo), a recomendação básica é que a mamografia seja realizada anualmente a partir dos 40 anos de idade, como medida preventiva.
Trata-se do principal exame para o diagnóstico do câncer de mama, tendo em vista sua capacidade de precisão e de detecção do câncer em estágio completamente inicial. O procedimento não é indicado para mulheres mais jovens, uma vez que possuem a mama mais densa (dificultando o diagnóstico) e que não estão entre o grupo de maior risco.
Em caso de histórico familiar do câncer de mama, por sua vez, o exame deve ser realizado anualmente a partir dos 35 anos de idade.
E, além das frequências previamente indicadas, ao sinal de qualquer alteração nas mamas, tanto em mulheres como em homens, é indispensável a avaliação de um mastologista.
A presença de caroços, secreção pelos mamilos ou dor sem relação com o ciclo menstrual são alertas que demandam a avaliação de um médico especialista o mais rápido possível.
Veja como é feito a consulta com o mastologista na CLAF!
Também chamada de ultrassonografia, a ecografia mamária avalia estruturas da mama por meio de ultrassons. Trata-se de um exame de imagem preventivo indicado, especialmente, para todas as mulheres a partir dos 20 anos de idade, que ainda não são orientadas para a realização da mamografia.
Outros indicativos para a ecografia são para a avaliação do surgimento de nódulos em mulheres jovens; para a avaliação de problemas decorrentes de próteses ou de demais procedimentos cirúrgicos; ou para mulheres grávidas e lactantes.
O exame é simples, não causa dor, e visa checar a saúde das mamas ao longo da vida. Uma vez que qualquer irregularidade seja identificada, a mamografia poderá ser solicitada como um complemento ao diagnóstico.
Leia também: Como realizar o autoexame de mama?
Para colocar o seu check-up em dia ou investigar alguma alteração em suas mamas, consulte-se com um ginecologista (no caso de mulheres) ou mastologista (tanto para mulheres como para homens). Essas especialidades poderão solicitar, tanto a mamografia como a ecografia mamária, conforme a idade e histórico da(o) paciente.
Sabe-se que a ultrassonografia, sozinha, tem menos eficiência no diagnóstico precoce do câncer de mama do que a mamografia. Por esse motivo, a recomendação médica é a de que, para rastrear tumores malignos na mama, a ultrassonografia, quando realizada, seja feita em conjunto com a mamografia.
Para agendar sua consulta com um ginecologista ou mastologista, clique aqui e coloque sua saúde em dia.
Esperamos que o artigo tenha te ajudado a tirar as suas dúvidas sobre quando fazer uma mamografia ou ecografia.
Ressaltamos que é imprescindível manter os exames e check-ups anuais sempre em dia.
Confira os convênios atendidos pela Clínica da Família aqui.
Powered By: Clínica da família