CLAF

Segunda a Sexta de 7h às 19h
Sábado de 7h às 12h

CLAF

(61) 3345-7679

Endocrinologia pediátrica: entenda sua importância!

A endocrinologia é a área da medicina que estuda, investiga e trata os problemas relativos ao metabolismo do nosso corpo, principalmente com relação aos nossos hormônios.

Uma subespecialidade que vem tendo cada vez mais procura – devido à sua importância – é a endocrinologia pediátrica; o ramo que trata os problemas metabólicos das crianças.

Mas você saberia dizer qual a real importância desse tipo de acompanhamento e quando é hora de buscar esse tipo de avaliação para seus filhos?

Se você quer conhecer mais sobre essa área, neste artigo você vai encontrar as informações que precisa.

Acompanhe!

Consulte o endocrinologista da CLAF!

O que faz o endócrino pediatra?

Endocrinopediatra – ou endocrinologista infantil – é o médico responsável pelo diagnóstico, tratamento e acompanhamento das doenças relacionadas ao sistema endócrino e hormonal de bebês, crianças e adolescentes.

Esse especialista atua durante toda a fase inicial de crescimento de uma pessoa, da primeira infância à adolescência, sendo o(a) médico(a) de referência para questões como problemas de crescimento, distúrbios de peso, diabetes infantil, entre outras.

Veja abaixo, em mais detalhes, quando é importante buscar esse tipo de acompanhamento.

Conheça 7 sintomas de problemas na tireoide!

Como Cortar a Menstruação Rápido?

Quando procurar um endocrinologista pediátrico? 

Agora que você conheceu um pouco mais sobre as atribuições de um endocrinopediatra, que tal se informar, também, sobre os principais sintomas e sinais que podem te indicar que chegou a hora de procurar a ajuda deste profissional médico para o seu filho ou filha?

Confira, na lista abaixo, alguns desses indícios:

  • Crescimento desacelerado.
  • Sobrepeso ou obesidade.
  • Puberdade precoce.
  • Alterações recorrentes de peso.
  • Quadros de diabetes infantil.
  • Altos índices de colesterol.
  • Aumento da frequência urinária.
  • Fraturas ósseas frequentes.

Apesar de toda a importância do acompanhamento endocrinológico, todas essas condições devem estar sempre sob um olhar atento dos pais, no sentido de perceber possíveis sinais de que algo não vai bem e procurar ajuda especializada o quanto antes.

Como em praticamente tudo, com relação à saúde, quanto antes for feito o diagnóstico, mais simples, rápido e eficaz será o tratamento.

Confira, neste artigo, todas as doenças e alterações que podem ser tratadas por um(a) endocrinologista, tanto em crianças quanto em adultos!

Abaixo você confere mais detalhes sobre algumas das doenças tratadas pelo endocrinopediatra.

As principais doenças tratadas pelo(a) endocrinopediatra!

A seguir você encontra, detalhadamente, algumas das doenças que o endocrinopediatra trata com mais frequência. Acompanhe!

1. Baixa estatura

Este quadro clínico é constatado quando a criança apresenta uma altura muito abaixo da curva média de crescimento das outras crianças de mesma idade e sexo, ou abaixo da altura prevista em comparação à dos pais.

Na maioria dos casos, a doença está ligada a fatores, como: carências nutricionais, uso de certos medicamentos, fatores genéticos ou até a influência de outras doenças.

Nesse sentido, é fundamental a avaliação de um(a) endocrinologista para identificar se a criança está realmente fora do padrão de crescimento esperado e, em caso positivo, o que está causando essa alteração, bem como o tratamento mais indicado para corrigir.

👉 Vale lembrar que, do mesmo modo, isso também se aplica às crianças com crescimento acima do esperado, apesar disso ser mais raro.

Veja como é feito a consulta com endocrinologista na CLAF! 

2. Obesidade

Estima-se que, no Brasil, cerca de 6,4 milhões de crianças sofram com excesso de peso. Esses dados, apresentados em 2021 pelo Ministério da Saúde, só reforçam a importância da atenção dos pais e responsáveis com um aspecto que traz impactos sociais, físicos e psicológicos para toda a vida.

Com a atuação do endocrinopediatra, será possível identificar os fatores endócrinos que vem contribuindo para o desenvolvimento do problema, adotando medidas clínicas e comportamentais para o seu tratamento, como a indicação de exercícios físicos, medicamentos e de uma melhor alimentação.

Para saber mais sobre o papel desse especialista no processo de emagrecimento, confira este artigo que mostra como um endocrinologista te ajuda a emagrecer!

3. Puberdade precoce ou tardia

Normalmente, a puberdade tem início entre os 9 e 13 anos de idade. Entretanto, algumas crianças podem começar a apresentar as primeiras alterações no corpo em uma idade bem mais precoce.

Nestes casos de puberdade precoce, em geral se trata de alterações ligadas à produção hormonal pelas glândulas responsáveis, o que exige investigação e tratamento.

Da mesma forma, o processo de maturação e desenvolvimento sexual em alguns adolescentes podem superar o período esperado, o que também requer o mesmo tipo de avaliação especializada.

Veja como é feito a consulta com angiologista na CLAF! 

4. Diabetes e colesterol

Ao contrário do que muita gente pensa, problemas como diabetes e colesterol não são exclusividade dos adultos. Crianças também podem desenvolver essas alterações e, igualmente, precisam de tratamento.

No caso do diabetes, o mais comum é o do tipo 1, que é a condição em que a criança já nasce com essa predisposição, diferentemente do diabetes tipo 2, que é desenvolvido ao longo da vida.

Já o colesterol alto (ou dislipidemia) também afeta muitas crianças, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, que aponta como principais fatores de risco o sedentarismo, a alimentação inadequada, a obesidade, o histórico familiar, além de outros problemas de saúde, como o diabetes e problemas nos rins.

Se você ainda tem dúvidas sobre quando deveria procurar um(a) endocrinologista, confira este artigo para saber!

Endocrinologia pediátrica: procure a clínica CLAF!

Esperamos que este artigo tenha servido para esclarecer a importância do endocrinologista pediátrico para garantir um desenvolvimento saudável para as crianças.

Nesse sentido, considere a Clínica CLAF como sua melhor opção!

A Clínica da Família oferece esse acompanhamento aos pequenos e adultos, assim como outras especialidades, como cardiologia, angiologia, ginecologia e obstetrícia; sempre com profissionais experientes e atenciosos, numa estrutura confortável e aconchegante.

Se você está em Brasília ou Entorno, agende seu atendimento e venha cuidar da sua saúde conosco!

Powered By: Clínica da família