CLAF

Segunda a Sexta de 7h às 19h
Sábado de 7h às 12h

CLAF

(61) 3345-7679

Como incluir atividades físicas em rotinas intensas?

Não é segredo que as atividades físicas trazem muitos benefícios, tanto para a saúde física (controle do peso, prevenção de doenças, mais qualidade de vida) quanto para a saúde mental (bem-estar, autoestima, combate à ansiedade e depressão). 

Provavelmente todos já sabem disso e até queiram fazer, mas muitas vezes o problema é como conseguir incluir atividades físicas em rotinas intensas, tão comuns principalmente para quem vive em grandes cidades.

A boa notícia é que, com criatividade e disposição, dá para contornar essa dificuldade de tempo e colher os benefícios da atividade física para sua saúde, inclusive uma energia extra para dar conta da rotina puxada. 

Este artigo foi feito justamente para isso: trazer ideias de como encaixar a atividade física na sua vida, mesmo que seu tempo seja curto.

Qualidade vale mais que quantidade

Às vezes, no meio da correria, a gente liga o piloto automático e para para para analisar o que está levando embora todo nosso tempo. Mas é uma avaliação importante de se fazer de vez em quando.

Essa reflexão pode te ajudar a modificar coisas na sua rotina, que economizem seu tempo, ou descobrir brechas onde você pode encaixar alguma atividade física. Pode ser antes do banho, quem sabe?

Se você analisou e viu que o tempo que tem é de apenas 20 minutos por dia, ótimo, comprometa-se com isso!

Quando se trata de atividade física, regularidade é o que mais importa e qualidade vale mais que quantidade. Pode ter certeza que você terá mais benefícios se exercitando 20 minutos todos os dias do que 2 horas só uma vez por semana.

Se possível, tenha um horário determinado para realizar os exercícios, assim, vai ser mais fácil que eles se tornem hábitos.

Outra coisa legal é passar por uma avaliação médica, especialmente se você tiver alguma restrição física ou de saúde.

Caso não seja possível contar com o acompanhamento de um profissional de educação física ou personal trainer, a internet está aí para ajudar.

No Youtube, por exemplo, você encontra diversos canais de atividades físicas, para todos os níveis de condicionamento. Confira essas opções:

  • Canal Exercícios em Casa: nesse canal você encontra dicas de alongamento, treino funcional, musculação, danças, pilates e muito mais.
  • Companhia Daniel Saboya: o professor de dança, Daniel Saboya, ensina passos e coreografias para todos os níveis de habilidade. Você vai gastar muitas calorias.
  • Guia da Boa Forma: canal com muitas dicas de treinamento e alimentação saudável.
  • Minha Vida: canal voltado para a saúde e o bem-estar, com muitas dicas práticas de atividades físicas, alimentação, emagrecimento e equilíbrio emocional.

Há também aplicativos para o celular, como o Nike Training Club, o Adidas Training by Runtastic ou o BodBot Personal Trainer.

Leia também: 

7 dicas de saúde para a mulher moderna 

4 problemas comuns para a saúde feminina no verão

Escolha a atividade mais adequada para você

Agora que você já definiu seu tempo disponível, é hora de definir quais atividades farão parte da sua rotina, de acordo com suas preferências e de acordo com seu tempo disponível.

Mas tem o seguinte: quanto mais curto seu tempo, mais intensa  precisa ser a atividade física. Fazer 10 minutos de caminhada não vai trazer muito resultado.

Prefira atividades mais curtas e intensas, como sequências de exercícios com pouco intervalo entre eles, ou mesmo essas danças que misturam coreografias e atividade física. Em poucos minutos você gasta as calorias que precisa.

E você não precisa nem de equipamentos para se exercitar. É possível fazer exercícios simples, como abdominais, flexões, polichinelos, agachamentos, burpees, dentre outros.

Lembre-se que caso você tenha alguma condição específica de saúde, é importante buscar uma avaliação médica antes de começar a se exercitar, para garantir que sua rotina de exercícios escolhida seja a mais adequada. 

Como encaixar atividades físicas, mesmo em rotinas intensas

Se depois de analisar sua rotina, você constatou que não é possível encaixar um cronograma de exercícios neste momento, ainda existem maneiras de se manter saudável e em movimento. 

Lembre-se que atividade física é definida como qualquer movimento que o corpo realiza, resultando no gasto de energia. Assim, mudar pequenos hábitos pode te ajudar a colher resultados benéficos para sua saúde. 

No trabalho

Muitas pessoas trabalham sentadas em frente ao computador e, sem perceber, acabam passando muitas horas na mesma posição, levantando-se o mínimo possível. Essa postura causa dores nas costas, problemas circulatórios, entre outros sintomas.

Algumas pequenas mudanças já vão te fazer se movimentar mais:

  • Acostume-se a levantar de vez em quando, se alongar e se movimentar.
  • Prefira usar as escadas, em vez do elevador.
  • Fique de pé quando for atender o telefone.
  • Organize documentos de forma que você precise se levantar para pegar.
  • Escolha o caminho longo para o banheiro.
  • Coloque lembretes no seu celular para fazer pausas e esticar as costas.

Vale até mesmo usar o intervalo de almoço para fazer uma caminhada de 10 minutos. Além de te manter em movimento, vai ajudar na digestão e disposição para voltar ao trabalho.

Se estiver trabalhando em home office, uma boa pedida é atender ligações ou fazer algumas outras atividades, andando pelo espaço da sua casa. 

Em casa 

Mesmo em casa é possível se exercitar. Fazer faxina, limpar o quintal, levar o cachorro para passear, tudo isso já te ajuda a queimar algumas calorias

Vai assistir a uma série na TV? Aproveite para fazer algum exercício enquanto assiste. O tapete da sala pode virar sua área de treinos. Fazer polichinelos, por exemplo, é uma forma de exercício que utiliza todos os grupos musculares, ajuda na manutenção da saúde cardiovascular e pode ser feita enquanto você assiste sua série.

Se você gosta de dançar, monte uma playlist com as músicas que te deixam animado e balance o corpo. Dançar é um ótimo exercício, além de ser muito divertido e poder ser feito mesmo durante outras atividades na sua casa.

Pense em tudo o que você tem a ganhar

As atividades físicas ajudam em tudo: o sistema cardiovascular, os músculos e ossos, no controle de gordura abdominal, na qualidade do sono, na velocidade do metabolismo, na saúde da pele, no estado mental, na disposição para atividades do dia a dia, na prevenção de doenças e, consequentemente, numa melhor qualidade de vida.

Mas, às vezes, é mesmo difícil incluir atividades físicas em rotinas intensas de trabalho, estudo e obrigações. Ao mesmo tempo, você viu que, com criatividade, dá para encaixar algum exercício na sua vida.

Pode ser que essa rotina tão puxada faça você se sentir até mesmo sem energia para fazer alguma atividade. Mas isso é só no início. Quando você começar, vai sentir que tem mais energia e mais disposição. Daí tudo flui de maneira mais fácil e prazerosa. 

Além disso, exercitar-se é recomendado em todas as idades e, no caso das mulheres, especialmente durante a gravidez ou a menopausa. 

—————————

Para cuidar ainda mais da sua saúde, não se esqueça das consultas e exames regulares. Eles são o complemento ideal para garantir um corpo saudável de verdade.

A CLAF tem um time de profissionais prontos para cuidar da sua saúde. Nossos endocrinologistas podem avaliar seu metabolismo e seu perfil hormonal, a fim de que você tenha mais disposição e energia para começar essa nova fase.
Se você está em Brasília, clique e agende seu atendimento conosco.

Powered By: Clínica da família