CLAF

Segunda a Sexta de 7h às 19h
Sábado de 7h às 12h

CLAF

(61) 3345-7679

O que é implante anticoncepcional?

Você já pensou em se prevenir contra a gravidez indesejada sem precisar tomar pílulas todos os dias com um método simples, duradouro e facilmente reversível? Parece mágica, mas na verdade são características do implante anticoncepcional.  

Método contraceptivo subcutâneo, com alta eficácia, o implante é uma excelente opção para quem quer viver a vida de maneira mais despreocupada e evitar sustos. Estudos mostram uma taxa de falha de 0,1%, contra 13% da camisinha e 7% da pílula.

Após a inserção, você não precisa fazer nada para ativá-lo! O implante anticoncepcional fará todo trabalho por um período de aproximadamente 3 anos, necessitando apenas da verificação anual periódica com seu(sua) ginecologista

Acompanhe o artigo para descobrir mais detalhes sobre esse método e decidir se ele é ou não para você! 

O que é implante anticoncepcional? 

O implante anticoncepcional é um pequeno tubo de silicone, com cerca de 3 cm de comprimento e 2 mm de diâmetro, inserido sob a pele, geralmente na parte interna superior do braço. 

Preenchido pelo hormônio etonogestrel (uma variação sintética da progesterona), o implante será responsável por liberar na corrente sanguínea quantidades apropriadas do hormônio, prevenindo a gravidez.

A aplicação acontece com anestesia local. Por isso, não se preocupe: você não vai sentir dor.

O melhor momento para colocação do implante é entre o 1° e 5° dia do ciclo menstrual, sendo que o efeito de proteção não é imediato, justamente porque a liberação do hormônio ocorre de forma gradual. Assim, geralmente leva cerca de 10 dias para que a mulher esteja completamente protegida. 

Nas avaliações de rotina com seu(sua) ginecologista, geralmente são solicitados exames para avaliar se o implante está funcionando corretamente. 

Dois tipos muito conhecidos de implantes anticoncepcionais são o Implanon e Organon

Conheça em detalhes como funciona um dos melhores tipos de implante anticoncepcional disponíveis no mercado:

Implanon: o implante anticoncepcional

Implante contraceptivo: Como funciona para não engravidar?

Diferentemente das pílulas, que exigem que a mulher faça uso de uma “dose diária” de hormônios – com os riscos de esquecimento e interrupção –, no caso do implante anticoncepcional, o próprio dispositivo se encarrega de liberar, de forma mínima e controlada, as quantidades exatas de hormônio na corrente sanguínea, para que a ovulação deixe de acontecer. 

Além disso, o implante anticoncepcional também atua na espessura do endométrio, dificultando a passagem de espermatozoides em direção às trompas de Falópio, nos casos de relação sexual sem proteção.

Por fim, o método também influencia na capacidade de possíveis óvulos remanescentes se deslocarem pelas trompas. 

Quer saber como funcionam os métodos anticoncepcionais mais utilizados pelas mulheres? Confira este artigo do nosso Blog: 

Conheça todos os métodos anticoncepcionais!

Principais vantagens dos implantes anticoncepcionais

O implante anticoncepcional é muito popular especialmente devido à sua praticidade e eficácia. Afinal, assim como outros métodos de prevenção passiva hormonal, como é o caso do DIU Mirena, por exemplo, ele dispensa a necessidade de cuidados diários para manter o bom funcionamento. 

Além disso, é um método de longa duração, podendo permanecer completamente funcional por um período de cerca de 3 anos

Mas sabemos que planos e prioridades podem mudar, então, caso você decida engravidar ou simplesmente não queira mais utilizar esse método, a remoção é rápida e sem prejuízos para a sua capacidade reprodutiva. 

Outro ponto importante dos implantes anticoncepcionais é que, ao contrário das pílulas, não apresentam a mistura estrogênio e progesterona. Em sua composição, apenas há o etonogestrel (variante da progesterona), sendo uma excelente opção para mulheres que não podem fazer o tratamento anticoncepcional com estrogênio. 

Veja abaixo um resumo com as principais vantagens:

  • Alta eficácia: acima de 99%. 
  • Durabilidade: pode durar até 3 anos.
  • Facilidade de manter: não é necessário alterar hábitos ou checar o posicionamento a cada mês. 
  • Reversível: caso os planos mudem, basta retirar.
  • Composição: não combinam diferentes hormônios, como outros métodos.

Vale lembrar que apesar de ser uma excelente opção anticoncepcional, o implante não é um método de barreira, não sendo capaz de te proteger contra infecções sexualmente transmissíveis

Onde colocar implante contraceptivo em Brasília?

Optar por um método anticoncepcional é sempre uma escolha importante, que deve ser acompanhada por um médico especializado e de confiança. 

Especialmente no caso do implante anticoncepcional, que é um método hormonal, é essencial garantir que o profissional seja capaz de tirar todas as suas dúvidas e te ajudar a decidir se esse é ou não o melhor método para você. 

Se você está em busca de um atendimento humanizado, com profissionais experientes e atenciosos, então a CLAF é a clínica certa para você. Somos especialistas em saúde da mulher e contamos com um time composto por ginecologistas, obstetras, mastologistas, endocrinologistas e angiologistas. 

Se você está em Brasília ou Entorno, venha cuidar de sua saúde conosco!

QUERO AGENDAR MEU ATENDIMENTO NA CLAF

Veja também:

Quando devo me consultar com um ginecologista?

Powered By: Clínica da família