CLAF

Segunda a Sexta de 7h às 19h
Sábado de 7h às 12h

CLAF

(61) 3345-7679

Novembro Azul: todos pela prevenção do câncer de próstata

O Novembro Azul é um movimento mundial de conscientização para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina, em especial o câncer de próstata.

Em todo o país, instituições de saúde promovem campanhas, palestras e eventos, divulgam medidas de prevenção, falam dos fatores de risco e orientam quanto aos exames mais importantes de serem realizados.

E não é para menos, segundo o Ministério da Saúde, das mortes de homens provocadas por câncer, 28,6% se devem ao câncer de próstata. E, segundo o INCA, um homem morre a cada 38 minutos por esse mesmo motivo.

A partir dos próximos dias, é capaz de você começar a ver prédios, monumentos e espaços públicos iluminados com luzes azuis. São as pessoas e as instituições, públicas e privadas, se mobilizando para promover esta ação tão importante. 

Quer conhecer mais sobre esse movimento?

Continue por aqui! 

O surgimento do Novembro Azul

O primeiro grande movimento de conscientização de saúde masculina se iniciou em 2003, na cidade de Melbourne, na Austrália, com uma competição de bigodes.

Isso mesmo!

Os amigos, Travis Garone e Luke Slattery, resolveram trazer de volta a moda dos bigodes, já que ninguém mais usava. Inspirados pelo exemplo da mãe de um amigo, que arrecadava dinheiro para o combate ao câncer de mama, os dois amigos resolveram fazer uma ação semelhante, mas voltada para a saúde dos homens, no caso o câncer de próstata.

Em pouco tempo, muitos aderiram à causa, e logo surgiu o Movember, como foi batizado o movimento por lá. De lá para cá, esta iniciativa já alcançou mais de 20 países, incluindo o Brasil.

O Novembro Azul no Brasil

O Novembro Azul, como conhecemos aqui no Brasil, teve início em 2008, a partir de uma parceria do Instituto Lado a Lado pela Vida com a Sociedade Brasileira de Urologia

O principal objetivo do movimento aqui no Brasil era quebrar o conhecido (e cada vez menor!) preconceito dos homens em procurar ajuda médica, só o fazendo em casos de grande necessidade.

Segundo a pesquisa Um Novo Olhar Para a Saúde do Homem, feita pela Revista Saúde, 40% dos homens de até 39 anos, e 20% dos homens com mais de 40 anos, afirmam que só vão ao médico se estiverem se sentindo mal. 

Desde 2008, então, o Novembro Azul tem sido promovido e celebrado no Brasil, buscando espalhar essa mensagem de cuidado e prevenção. Cuidar da saúde e estar em dia com seus exames é o que vai garantir longevidade e qualidade de vida! 

O câncer de próstata 

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino e que fica localizada logo acima da bexiga. Sua principal função é produzir e armazenar o chamado líquido prostático, que se junta ao líquido seminal (produzido nas vesículas seminais) e aos espermatozoides (produzidos nos testículos) para formar o sêmem. 

Nos casos de câncer de próstata, ocorre uma multiplicação desordenada de células defeituosas, causando endurecimento e ocasionalmente, o crescimento dessa glândula. 

Estima-se que 1 em cada 6 homens terão câncer de próstata em algum momento da vida, sendo a causa de cerca de 14 mil óbitos anuais, sendo o segundo câncer mais fatal para os homens, ficando atrás apenas do câncer de pele.

Os sintomas

O câncer de próstata geralmente não manifesta sintomas em seus primeiros estágios e, em 95% dos casos, a manifestação de sintomas já denuncia o diagnóstico de um caso avançado.

Nos pacientes que apresentam sintomas, estes costumam ser semelhantes aos sintomas apresentados por pacientes com crescimento benigno da próstata, que são a dificuldade e aumento da frequência urinária. Nas fases mais avançadas, os sintomas costumam ser dor nos ossos, e insuficiência renal

A percepção tardia da doença torna menos efetivos e mais invasivos os tratamentos para combatê-la e por isso, a principal arma contra o câncer de próstata está no diagnóstico precoce e no início rápido do tratamento.

O diagnóstico 

O diagnóstico do câncer de próstata costuma ser feito com a combinação de dois exames: o toque retal e o exame de PSA. 

Para entender melhor como funcionam essas avaliações, veja as informações de cada uma.

Exame do PSA

O exame de PSA é um exame de sangue que busca analisar a quantidade de antígeno prostático específico (PSA). Exames normais geralmente ficam abaixo de 4 ng/ml; alterações nesses valores indicam alterações na próstata e podem sinalizar um quadro de câncer. 

Porém, nem sempre um aumento do PSA é uma confirmação de câncer. Existem outras condições de saúde associadas a esses números, como a prostatite e a hiperplasia prostática benigna, e ainda uma elevação transitória pode ser causada pela prática de exercícios físicos. 

Em 20% dos casos de câncer de próstata, não há nenhuma modificação no PSA e, por isso, o médico opta pela realização do toque retal. 

Exame de toque retal

Por meio desse exame, o urologista é capaz de detectar eficientemente nódulos e alterações na próstata.

Caso seja observada alguma alteração suspeita, o profissional pode solicitar a realização de uma biópsia, visando confirmar a natureza do nódulo encontrado: se é benigno ou não.

O toque retal é um exame rápido e simples, sendo considerada avaliação obrigatória para o diagnóstico do câncer de próstata. 

As idades indicadas para prevenção 

Instituições de saúde, como a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), recomendam que os exames de PSA e de toque retal sejam realizados anualmente por homens a partir dos 50 anos. Caso o paciente apresente casos de câncer de próstata na família mais próxima (pai, irmão ou avô), a idade para o início dos exames desce para os 45 anos.

Outros fatores como a obesidade, o tabagismo, consumo elevado de bebidas alcoólicas  também podem influenciar em uma maior predisposição para o desenvolvimento do câncer, e pacientes desses grupos devem ter uma atenção maior quanto aos exames e avaliações.

O ideal é seguir as recomendações do seu médico, pois ele irá avaliar suas condições específicas.

A importância de falar sobre a saúde masculina

Para muitos homens, cuidar de si mesmo é sinônimo de fraqueza, e isso não poderia estar mais distante da verdade. Cuidar da saúde te permite viver por mais tempo, com maior qualidade e ao lado das pessoas que você ama. 

Aproveite o mês do Novembro Azul para colocar em dia seus exames e sua saúde.

Para os homens, fica o alerta de que além do exame de próstata, existem outros exames essenciais para garantir sua saúde, e eles também não podem ser esquecidos. Qual foi a última vez que você avaliou questões como diabetes, colesterol, pressão arterial e a saúde do coração? 

Já as mulheres, não percam a oportunidade de alertar amigos, colegas e familiares sobre o Novembro Azul e a importância da prevenção. Espalhe informação! 

Powered By: Clínica da família