4 principais sinais da ginecomastia

Ginecomastia é o termo médico utilizado para designar o crescimento exacerbado das glândulas mamárias entre os homens, de uma ou ambas as mamas.

A ginecomastia é considerada “dentro do normal ” em três etapas da vida:  ao nascimento (quando ainda permanecem os hormônios maternos) , na adolescência (geralmente surgindo aos 10-12 anos e desaparecendo aos 17 anos) e na velhice (com a diminuição da testosterona).

Algumas medicações podem estar relacionadas à ginecomastia, como: espironolactona, ciproterona finasterida, cetoconazol, amiodarona, metildopa, digoxina, diazepam, metoclopramida, e omeprazol.

Álcool, maconha, anfetaminas e heroína também podem causar ginecomastia, bem como algumas doenças no fígado, renais e na tireoide.

A ginecomastia sem causa ocorre em 50 por cento dos casos e é importante a diferenciação entre ginecomastia e lipomastia.

Na ginecomastia existe glândula, já na lipomastia o aumento da mama ocorre apenas por tecido gorduroso. A diferenciação entre as duas é feita pela mamografia e ecografia.

Vale ressaltar que existe o câncer de mama masculino — que apesar de raro — pode ocorrer em homens geralmente acima dos 50 anos e causa o aumento da mama, geralmente unilateral.

Quais são os sinais da ginecomastia?

Nos tópicos a seguir você confere quatro dos principais sintomas de ginecomastia:

1. Sensibilidade e coceira nas mamas

O crescimento mamário pode resultar numa maior sensibilidade na região das mamas, especialmente quando ocorre o toque, assim como uma coceira, que pode se intensificar de acordo com o grau e intensidade do crescimento.

2. Crescimento das mamas

O crescimento mamário pode ocorrer em uma ou ambas as mamas e consiste no principal sintoma da ginecomastia. Nesse quesito, é importante observar o grau de crescimento, se o mesmo continua ou se já cessou.

3. Dores

Por conta do crescimento, a região das mamas pode apresentar dores a todo momento ou somente ao toque. Nestes casos, é sempre bom estar atento para verificar se o motivo das dores não provém de outros problemas, como uma pancada ou uso de roupas apertadas.

4. Galactorreia

Trata-se da produção de leite nas mamas, decorrente da produção excessiva do hormônio prolactina. Esse sintoma é bastante raro mas mesmo assim ainda pode ser apresentado em homens com ginecomastia.

Conheça as causas da ginecomastia em:
Ginecomastia: o que é, diagnóstico e tratamentos!

A ginecomastia tem cura?

Sim, a ginecomastia tem cura. Na grande maioria dos casos, o tratamento consiste em:

• Acompanhamento médico – que tem como objetivo avaliar e acompanhar o crescimento das mamas — especialmente naqueles casos em que o desenvolvimento mamário ocorre devido a desequilíbrios hormonais pontuais — ou seja, que desaparecem com o passar do tempo.
  • Uso de medicamentos – já que os remédios podem ser utilizados para controlar a produção ou ação dos hormônios nas mamas — como o letrozol e o tamoxifeno — em alguns casos, controversos.
  • Procedimentos cirúrgicos – que são indicados quando não ocorre a redução natural da ginecomastia, quando os remédios não fizeram o efeito esperado ou não podem ser utilizados.

Nestes casos, podem ser realizados dois procedimentos:

• Lipoaspiração: remoção da camada de gordura da mama — bastante comum nos casos de lipomastia — causados por um acúmulo de tecido adiposo nas mamas.
  • Mastectomia: remoção do tecido mamário por meio de pequenos cortes.

Vale ressaltar que, independentemente das orientações citadas anteriormente, a ginecomastia ainda é um problema que só pode ser tratado levando em consideração o grau do aumento mamário, as características físicas do paciente e, especialmente, as orientações médicas do profissional responsável.