Menopausa nada mais é do que o nome dado à última menstruação da vida de uma mulher, que geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos.

Ela é comumente confundida com o climatério, que se trata do período de transição entre a vida fértil e infértil da mulher. Dessa forma, vale explicar: a menopausa faz parte do climatério e seus principais sintomas, na verdade, são sintomas do climatério em si.

Acompanhe o artigo para entender melhor essa relação e essa nova fase na vida da mulher madura.

A menstruação para de uma vez ou é aos poucos?

Normalmente a última menstruação não vem de maneira repentina. É comum que as mulheres passem por uma fase de oscilação nos ciclos menstruais antes que a última menstruação aconteça de fato.

Quais são as mudanças mais comuns durante a menopausa?

Como explicado anteriormente, a menopausa em si não gera sintomas. Entretanto, ela faz parte do climatério, que pode sim gerar diversas mudanças e desconfortos.

Sintomas durante o climatério

Os sintomas mais frequentes no período do climatério, são:

• Ondas de calor (fogacho);
  • Mudança de humor repentina;
  • Depressão;
  • Diminuição ou ausência de líbido;
  • Diminuição da lubrificação vaginal;
  • Pele do corpo mais fina;
  • Necessidade mais frequentes de aliviar a bexiga.

Tratamentos para os sintomas

Dentre os tratamentos possíveis durante o período de climatério da vida da mulher, confira os principais a seguir.

Terapia de reposição hormonal

terapia de reposição hormonal (TRH) é comumente indicada para a redução dos impactos do climatério na vida da mulher.

No entanto, vale ressaltar: o tratamento pode conter alguns efeitos colaterais, cabendo a avaliação do seu médico ginecologista para diagnosticar se você está apta ou não à nova carga hormonal.

Com o acompanhamento correto do tratamento com o médico de sua confiança, é possível visualizar os efeitos positivos que a reposição pode gerar no seu caso específico.

Mudanças no estilo de vida

No caso de algumas mulheres, os exercícios e adaptações nos hábitos do dia a dia podem ser boas alternativas ao tratamento de reposição hormonal. Apesar de um efeito em curto prazo menos eficiente, os resultados com o passar do tempo podem ser surpreendentes.

Então, procure um exercício que você goste de praticar e conte com um médico para te orientar quanto às melhores atividades para o seu bem-estar corporal. Com a orientação do médico em mãos, vale, também, contar com o suporte de um educador físico para a prática da atividade escolhida.

Além dos exercícios, preservar bons hábitos alimentares — comer muitos legumes, frutas, e alimentos ricos em cálcio, como o salmão, sardinha e atum. Além de folhas verdes, para prevenir a osteoporose — pode ajudar no combate aos sintomas. Outras mudanças no estilo de vida também devem ser adotadas, como, por exemplo: usar roupas mais leves e parar de fumar.

Tratamento medicamentoso sem reposição hormonal

No caso do tratamento medicamentoso sem reposição hormonal, muitas vezes é recomendado o uso de antidepressivos, com o objetivo de que eles atuem na produção de serotonina.

Entretanto, trata-se de um tratamento que também pode gerar efeitos colaterais. Ou seja, a medida só deve ser tomada com a autorização de um médico de sua confiança.

Quanto tempo costuma durar os sintomas após a última menstruação?

Em média, o climatério dura até dois anos. Entretanto, a fase de transição, que é o climatério, pode apresentar diferentes níveis de sintomas para cada mulher. Sendo assim, enquanto algumas mulheres sentem grandes desconfortos durante um determinado tempo, outras podem chegar a não ter sintoma algum.

É necessário ir ao ginecologista mesmo após a menopausa?

Sem dúvidas: sim!

É ideal que a mulher não deixe de lado o checkup anual em nenhuma fase após o início da vida sexual. O acompanhamento médico é essencial para avaliar a saúde da mulher.

Espero que o artigo tenha te ajudado a entender mais sobre essa fase tão importante da vida de uma mulher.