Infecção urinária sintomas, tratamento e prevenção

Os sintomas de infecção urinária feminina podem variar entre: vontade de ir ao banheiro várias vezes ao dia, ardência ao urinar, urina escura e dores no baixo ventre. Uma doença infecciosa muito comum, especialmente para as mulheres.

Estima-se que cerca de 30% da população feminina irá apresentar infecção urinária em algum momento da vida. Além disso, mulheres apresentam cerca de 50 vezes a mais de chance de sofrer com essa doença do que os homens. Por que isso acontece? Como pode ser prevenido e tratado? Acompanhe o artigo para descobrir mais!

O que causa a infecção urinária?

Bactérias são as responsáveis pela maior parte das infecções urinárias diagnosticadas. Podemos destacar a Escherichia coli como a responsável por cerca de 70% a 80% dos casos.

Essas bactérias não estão tão longe quanto imaginamos: na realidade, uma boa parte delas vive na mulher, por exemplo, na área entre a vagina e ânus, sem causar qualquer problema. Todavia, caso cheguem a entrar em contato com a uretra, bexiga e rins, poderão causar diferentes graus de infecção urinária.

Apesar de não ser uma doença considerada sexualmente transmissível, a infecção urinária pode ser facilitada por meio de relações sexuais, uma vez que o pênis pode auxiliar na entrada das bactérias prejudiciais no corpo da mulher.

Em pacientes diabéticos ou com o sistema imunológico fragilizado, fungos também podem ser a causa dessas infecções, ainda que esses casos não sejam tão comuns. Infecções por vírus ou protozoários são muito raras.

Quando a infecção urinária é grave?

infecção urinária sintomasC

Já sabemos que as bactérias responsáveis por infecções urinárias podem ser encontradas naturalmente no corpo da mulher e essa proximidade pode tornar as infecções mais comuns, mas um outro fator que também ajuda a mulher a ser mais vulnerável a essas infecções é o tamanho reduzido da uretra, que facilita a entrada das bactérias para a bexiga.

Outros fatores comuns às mulheres, tais como o uso de contraceptivos e a menopausa também são tidos como fatores de risco. Espermicidas podem auxiliar no processo inflamatório e, com a diminuição na produção de estrogênio durante a menopausa, alterações na flora vaginal também poderão favorecer infecções urinárias.

Uma vida sexualmente ativa pode favorecer a ocorrência de infecções urinárias ocasionais. A ocorrência desses casos é tão comum que até mesmo existe o termo “cistite de lua de mel”.

Baixa Imunidade também pode facilitar a instalação da infecção, uma vez que o corpo se encontrará com as defesas debilitadas e não poderá se defender com eficiência.

Algumas mulheres também possuem uma propensão maior a ter infecção urinárias. Essa condição costuma ser chamada de cistite de repetição e pode causar de duas, até três infecções urinárias por ano. Nesses casos, é importante acompanhamento com o ginecologista para investigar as possíveis causas.

Conheça os principais procedimentos de Cirurgia Ginecológica!

Quais são os sintomas de infecção urinária feminina?

Quanto mais longe dentro do organismo as bactérias chegarem, mais grave costuma ser o quadro de infecção urinária e, por conseguinte, mais severos os sintomas.

Caso as bactérias cheguem apenas até a uretra, podem causar uretrite, que tem como sintomas mais comuns dor ao urinar e presença de corrimento amarelo, transparente ou esbranquiçado.

Se as bactérias chegarem até a bexiga, causarão  cistite, que é a infecção urinária mais comum de se ocorrer; seus sintomas são: vontade constante de urinar e em pequenas quantidades, ardência ou dor ao urinar, urina escura, dores no baixo ventre. Em alguns casos, pode haver a presença de sangue na urina.

Caso as bactérias cheguem até os rins, configura-se  um caso de  pielonefrite, cujo os principais sintomas são: mau estar, febre, dores lombares e vômitos.

Diagnóstico e tratamento

A infecção urinária pode ser diagnosticada a partir do relato dos sintomas do paciente ao médico que também poderá requisitar um exame de urina para confirmar as suspeitas.

Pelo seu caráter bacteriano mais comum, boa parte dos tratamentos ministrados para infecção urinária são por meio de antibióticos. Aliados a esses, o médico também poderá prescrever anti-inflamatórios e analgésicos para aliviar a dor e incômodo. A duração do tratamento vai depender da sua gravidade, mas costuma se resolver em poucas semanas.

Beber bastante água é uma recomendação comum para os pacientes, uma vez que pode fornecer alívio para as dores e auxilia na diluição da urina e eliminação das bactérias.

Prevenção

Beber bastante água é recomendado tanto para o tratamento da infecção urinária, como para a prevenção: ao beber bastante água, vai-se bastante ao banheiro, limpando assim o trato urinário e evitando a permanência de eventuais bactérias.

A higiene das partes íntimas deve ser feita com sabonete neutro e apropriado para a região: a vagina é autolimpante e utilizar sabonetes comuns para limpar toda a área interna pode ocasionar perturbações no PH natural, tornando-a mais susceptível não só a infecções urinárias, como também candidíase.

Urinar ou se limpar depois das relações sexuais também é uma forma de prevenção. Além dessa, também podemos citar: não usar roupas apertadas demais, preferir calcinhas de algodão e tomar cuidado com a troca dos absorventes externos e internos (não deixar o mesmo por mais de 4 horas). Todos esses cuidados vão diminuir muito as chances de uma infecção urinária!

E você? Está com algum sintoma de infecção urinária ou gostaria de agendar uma consulta para checar sua saúde e tirar suas dúvidas? A CLAF tem uma qualificada rede de médicos prontos para te atender! Clique aqui para pré-agendar sua consulta.

infográfico sobre saúde íntima feminina
Baixe o infográfico gratuito sobre Saúde Íntima Feminina e confira tudo que presisa saber sobre o assunto em um só lugar!